Entrevista com Edgar Gómez Cruz:
uma trajetória singular entre os estudos de Comunicação e a Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27993Keywords:
Comunicação, Antropologia, Tecnologia, DigitalAbstract
Nascido no México e com um percurso de vida internacional, Edgar Gómez Cruz é um pesquisador singular. Esta entrevista, realizada virtualmente no dia 16 de setembro de 2022, percorre à sua trajetória educativa e de investigação, que abarca diferentes campos disciplinares e objetos de estudo em diversos países, do México à Espanha, da Inglaterra à Australia e, atualmente, os Estados Unidos. De modo reflexivo, Edgar dá conta das transformações em suas investigações com interesse especial no desenvolvimento de marcos teórico-metodológicos e interpretativos para o estudo do digital, recuperando a tradição latino-americana dos estudos culturais, comunicacionais, antropológicos e a aproximação com o popular. Sua interlocução nos convida a pensar sobre a necessidade de descolonizar nossas epistemologias para abordar o digital desde o sul. O intelectual também propõe um diálogo para enfrentar o desafio de desenvolver redes sustentáveis de investigação e formação de longo prazo na América Latina. Seu último livro, Tecnologías Vitales (2022), abre novas interrogações e desafios para investigar e analisar as tecnologias digitais. Estas, como propõe o autor, se tornaram vitais para a vida cotidiana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Isabel Travancas, Victoria Irisarri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.