Entrevista com Edgar Gómez Cruz:
uma trajetória singular entre os estudos de Comunicação e a Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27993Palabras clave:
Comunicação, Antropologia, Tecnologia, DigitalResumen
Nascido no México e com um percurso de vida internacional, Edgar Gómez Cruz é um pesquisador singular. Esta entrevista, realizada virtualmente no dia 16 de setembro de 2022, percorre à sua trajetória educativa e de investigação, que abarca diferentes campos disciplinares e objetos de estudo em diversos países, do México à Espanha, da Inglaterra à Australia e, atualmente, os Estados Unidos. De modo reflexivo, Edgar dá conta das transformações em suas investigações com interesse especial no desenvolvimento de marcos teórico-metodológicos e interpretativos para o estudo do digital, recuperando a tradição latino-americana dos estudos culturais, comunicacionais, antropológicos e a aproximação com o popular. Sua interlocução nos convida a pensar sobre a necessidade de descolonizar nossas epistemologias para abordar o digital desde o sul. O intelectual também propõe um diálogo para enfrentar o desafio de desenvolver redes sustentáveis de investigação e formação de longo prazo na América Latina. Seu último livro, Tecnologías Vitales (2022), abre novas interrogações e desafios para investigar e analisar as tecnologias digitais. Estas, como propõe o autor, se tornaram vitais para a vida cotidiana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Isabel Travancas, Victoria Irisarri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.