A photography captured in Rio de Janeiro in June 1968 and its contemporary retakes as a construction of an imaginary in dispute
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28018Keywords:
Brazilian Military Dictatorship, Photography, Evandro Teixeira, Photomontage, Social MemoryAbstract
In this article we reflect on contemporary disputes regarding the memory of the Brazilian military dictatorship (1964-1985) through the analysis of the different paths recently taken by one photography. It is an image taken by Evandro Teixeira on June 21, 1968, a day which would be known as "Bloody Friday". Published the day after the episode on the front page of one of the most widely circulated newspapers in the country, this image would become one of the best-known photographic records of this period of the Brazilian history, being continuously reproduced in collages and graphic materials on social media, in newspapers and magazines, videos on YouTube and in great part of television or independent documentaries about the military dictatorship. In the exercise of analyzing and interpreting some of the photographer's most recent uses, we investigate what stories it can reveal and what disputes it gives rise to in the context of political tension that we are currently experiencing in the country.
Downloads
References
ALMEIDA, Sílvio de. Presente, passado e futuro são realidades entremeadas. Disponível em:
https://www.gov.br/mdh/ptbr/assuntos/noticias/2023/janeiro/DiscursodepossedoMinistroSilvioAlmeidapdf.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.
ALVES, Márcio Moreira. Tortura e torturados. Rio de Janeiro: Idade Nova, 1996.
AUTENTICIDADE de ficha de Dilma não é provada. Folha de S. Paulo. Publicação 25 de abril de 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u556855.shtml. Acesso em: 2 fev. 2023.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia; O autor como produtor; Sobre o conceito de história In: Obras escolhidas 1: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim. A história dos estudantes “excedentes” nos anos 1960: a superlotação das universidades e um “torvelinho de situações improvisadas”. In: Educar em Revista, UFPR, n. 51, 2014, p. 123-144.
CATALÀ, Josep Maria (ed.). El cine de pensamiento. Formas de la imaginación tecno-estética. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2014.
CATALÀ, Josep Maria. Notas sobre el método In: Intexto, UFRGS, n. 31, 2014, p. 20-51.
CATALÀ, Josep Maria. La verdad de las imágenes. In: adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, n. 22, 2021, p. 365-368.
COMITÊ da ONU concluiu Lava Jato violou as garantias, privacidade e os direitos políticos de Lula. G1. Publicação 28 de abril de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/28/onu-divulga-decisao-sobre-acao-aberta-por-lula.ghtml. Acesso em: 2 fev. 2023.
EDITORIAL em defesa da lei. Folha de S. Paulo. Publicação 2 de abril de 1964. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/tempos_cruciais-02b.shtml. Acesso em: 2 fev. 2023.
EVANDRO, Teixeira. Disponível em: https://ims.com.br/titular-colecao/evandro-teixeira/. Acesso em: 2 fev. 2023.
FOLHA de São Paulo. A Foto-Símbolo da Repressão Militar. Twitter da Folha de S. Paulo, 13 de julho de 2020. Disponível em: https://twitter.com/folha/status/1282771219314544642. Acesso em: 2 fev. 2023.
KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo, 2004.
LIMITES a Chávez. Editorial da Folha de S. Paulo. Opinião. Folha de São Paulo. Publicação 17 de fevereiro de 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1702200901.htm. Acesso em: 2 fev. 2023.
LISSOVSKY, Mauricio; AGUIAR, Ana Ligia. Monumentos à deriva: imagens e memória da ditadura no cinquentenário do golpe militar de 1964. In: ARAÚJO, MORETTIN, REIA-BAPTISTA (ed.). Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. Faro: Universidade do Algarve, 2016, p. 350-382.
LISSOVSKY, Maurício. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro In: Revista Facom, n. 23, 2011, p. 4-15.
LISSOVSKY, Mauricio. "As elaborações sobre memória da ditadura não amadureceram". Revista Continente, 09 de abril de 2019.
LISSOVSKY, Maurício; MARTINS, Juliana. La tierra prometida de las imágenes. Acta Poética, n. 34, v. 1, 2013, p. 13-27.
LISSOVSKY, Mauricio; MAUAD, Ana Maria. As mil e uma mortes do estudante In: Estudos Históricos Rio de Janeiro, v. 34, no. 72, 2021.
LISSOVSKY, Mauricio; MAUAD, Ana Maria. Orgulho da tortura In: ZUM, São Paulo, n. 17, 2019, p. 88-95.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio – uma leitura das teses “sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MAGALHÃES, Mario. A cessão de carros de redação para os aparelhos de repressão foi uma das razões pela qual, em setembro de 1971, quatro militantes da ALN (Ação Libertadora Nacional) queimaram duas caminhonetes do Grupo Folha. Tempos cruciais. Folha de S. Paulo. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/tempos_cruciais-02.shtml. Acesso em: 2 fev. 2023.
MAUAD, Ana Maria. Revoluções, revoltas e manifestações: uma breve análise sobre a presença do cone sul no arquivo fotográfico do jornal inglês “Daily Herald” In: Violencia en el siglo XX: actas del III Coloquio internacional sobre Violencia Política en el siglo XX. Rosario: HyA Ediciones, 2021, p. 769-786.
MENESES, Sônia. Operação midiográfica: o golpe de 1964 e a Folha de S. Paulo. São Paulo: Intermeios, 2016.
MOUFFE, Chantal. En torno a lo político. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
NOVO Testamento. Evangelho de João, Capítulo 8, Versículo 32. Bíblia Sagrada.
NUNES, Rodrigo. Do transe à vertigem: ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
OS ECOS de 1964 ainda ressoam. Fundação Perseu Abramo, 29 de abril de 2009. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2010/03/31/os-ecos-de-1964-ainda-ressoam/. Acesso em: 2 fev. 2023.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SHORES, Nicholas; PORTO, Gustavo. Bolsonaro diz que aguarda raio-X de Dilma após tortura durante ditadura. UOL. São Paulo. Publicação em 28 de dezembro de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3JG0Bnu. Acesso em: 2 fev. 2023.
SIMAS, Luiz Antônio. Almanaque de brasilidades. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
SILVA, Carlos Lins da Silva. É simples saber se a ficha é falsa. Folha de São Paulo. São Paulo. Publiacação 5 de julho de 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ombudsma/om0507200902.htm.
UM longo dia de Massacre e mortes. Correio da Manhã. Publicação 22 de junho de 1968. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pagfis=93077. Acesso em: 2 fev. 2023.
VIOLÊNCIA foi muito maior à tarde. Correio da Manhã. Publicação 22 de junho de 1968. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pagfis=93080. Acesso em: 2 fev. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luís Henrique Leal, Ludovico Longhi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.