Public universities in bolsonarist target
Indoctrination, disorder and quotas in the far-right culture war
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28033Keywords:
public perception, culture war, denialism, public universities, Digital social networksAbstract
The article analyzes research results on public perception of the role of Brazilian public universities in coping with the Covid-19 pandemic. Faced with a context of serious health and social crisis, marked by a government that assumed a denialist discourse and imposed cuts and dismantling of public policies, including those aimed at the areas of higher education and scientific research, the studies indicated a high lack of knowledge of the Brazilian population about the performance of public universities, the central locus of knowledge production in the country, and an important advance in the discourses of disqualification of its image in society. Through the analysis of national public opinion surveys, focus groups and digital social networks, we seek to investigate the public perception of the role of science and universities in society, as well as the narratives that emerged in the pandemic period, forming networks of propagation denialism and defamatory attacks on public universities and science.
Downloads
References
AGOSTINI, Renata. MEC cortará verba de universidade por balbúrdia e já enquadra UnB, UFF e UFBA. Estadão. Educação. Publicada em 30 abr. 2019. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba. Acesso em: 30 abr. 2019.
ARANTES, Pedro Fiori Arantes; BARBOZA, Isabel; OKUMA, André; BOAS, Alexandre Vilas. Assombro, transgressão e falsificação na estética de combate bolsonarista: Armas discursivas e produção visual na vitória da extrema-direita em 2018. Revista Eco-Pós, v. 24, ano 2, pp. 90–123, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27710.
APROVAÇÃO ao Governo Bolsonaro cai para 19%, nível mais baixo desde que chegou ao Planalto. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-11-29/aprovacao-a-bolsonaro-cai-para-29-nivel-mais-baixo-desde-o-inicio-do-governo.html. Acesso em: 29 set. 2021.
BOLSONARO, Jair Messias. O caminho da prosperidade: proposta de Plano de Governo. 2022. Disponível em:
BOLSONARO deu 653 declarações falsas ou distorcidas sobre Covid-19 em seis meses de pandemia. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/bolsonaro-deu-656-declaracoes-falsas-ou-distorcidas-sobre-covid-19-em-seis-meses-de-pandemia/. Acesso em: 11 set. 2020.
CARREIRA, Denise; SOUZA, Ana Lúcia Silva; TEIXEIRA, Jéssica, 2022. A avaliação institucional no SINAES e a institucionalização da Lei de Cotas: desafios e potências. Rio de Janeiro: UFRJ/LEPES/AÇÃO EDUCATIVA, 2022.
CARVALHO, Olavo. A Nova Era e a Revolução Cultural. Campinas: Vide Editorial, 4 ed., 2014.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital, São Paulo, Ubu Editora, 2022.
CESARINO, Letícia. Pós-verdade e a crise do sistema de peritos: uma explicação cibernética. Ilha, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 73-96, 2021b.
CHIORO, A.; COSTA, A. M. A Reconstrução do SUS e a Luta por Direitos e Democracia. Saúde em Debate, v. 47, p. 5-10, 2023.
COVID-19 nos Estados Unidos: como a orientação política interfere na recusa à vacina. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/covid-19-estados-unidos-recusa-vacina/. Acesso em: 18 set. 2021.
DOSSIÊ: Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil. Revista Eletrônica De Educação. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 14, ano 1, e4563135, jan./dez. 2020.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109146.
DUARTE, Daniel Edler; BENETI, Pedro Rolo. Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia. In: DOSSIÊ, Covid-19 e Sociedade. Sociologias v. 24, ano 60, Maio/Ago 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/18070337-120336.
FIORI, Juliano; ARANTES, Pedro Fiori. (2023). Brazil’s Cultural Battleground: Public Universities and the New Right. Latin American Perspectives, fev/2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0094582X221147594.
LEHER, Roberto. A destruição da educação, da ciência e da cultura pelo governo Bolsonaro. Le Monde Diplomatique. E. 147. Brasil. 1 de out. 2019. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-destruicao-da-educacao-da-ciencia-e-da-cultura-pelo-governo-bolsonaro/.
MALINI, Fábio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, v. 7, p. 1-30, 2016. Disponível em: http://www.labic.net/wp-content/uploads/2016/06/compos_Malini_2016.pdf.
MALINI, Fábio. Meu malvado favorito: os memes bolsonaristas de WhatsApp e os acontecimentos políticos no Brasil. Estudos históricos. Rio de Janeiro, 34, n. 72, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210109.
NUNES, Rodrigo. Do transe à vertigem: Ensaios sobre o bolsonarismo e um mundo em transição. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
O ódio às universidades públicas: Balbúrdia real ou imaginada estigmatiza instituições públicas para parcela da população. Sou Ciência. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/opiniao/o-odio-as-universidades-publicas. Acesso em: 14 dez. 2021.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um. Brasil pós-político. 1 ed. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.
SÍGOLO, Vanessa Moreira; PERCASSI, Jade; ARANTES, Pedro Fiori; SANO, Hironobu; MOURA, Maurício, et al. A onda pró-ciência em tempos de negacionismo: percepção da sociedade brasileira sobre ciência, cientistas e universidades na pandemia da Covid-19. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Abr).
UNIFESP. 8 de julho - Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a) Científico(a). YouTube, 2021. Disponível em https://youtu.be/4SiVCouYT64.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jade Percassi, Vanessa Sígolo, Pedro Arantes, Maurício Moura, Débora Foguel, Soraya Smaili, Arthur Chioro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.