Universidades públicas en la mira bolsonarista
Adoctrinamiento, desorden y cuotas en la guerra cultural de ultraderecha
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28033Palabras clave:
percepción pública, guerra cultural, negacionismo, universidades públicas, redes sociales digitalesResumen
El artículo analiza los resultados de una investigación sobre la percepción pública del papel de las universidades públicas brasileñas en el enfrentamiento a la pandemia de la Covid-19. Ante un contexto de grave crisis sanitaria y social, marcado por un gobierno que asumió un discurso negacionista e impuso recortes y desmantelamiento de políticas públicas, incluidas las dirigidas a las áreas de educación superior e investigación científica, los estudios señalaron una alta falta de conocimiento de la población brasileña sobre el desempeño de las universidades públicas, locus central de producción de conocimiento en el país, y un avance importante en los discursos de descalificación de su imagen en la sociedad. A través del análisis de encuestas de opinión pública nacional, grupos focales y redes sociales digitales, buscamos investigar la percepción pública sobre el papel de la ciencia y la universidad en la sociedad, así como las narrativas que surgieron en el período de la pandemia, formando redes de propagación del negacionismo. y ataques difamatorios a las universidades públicas y la ciencia.
Descargas
Citas
AGOSTINI, Renata. MEC cortará verba de universidade por balbúrdia e já enquadra UnB, UFF e UFBA. Estadão. Educação. Publicada em 30 abr. 2019. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba. Acesso em: 30 abr. 2019.
ARANTES, Pedro Fiori Arantes; BARBOZA, Isabel; OKUMA, André; BOAS, Alexandre Vilas. Assombro, transgressão e falsificação na estética de combate bolsonarista: Armas discursivas e produção visual na vitória da extrema-direita em 2018. Revista Eco-Pós, v. 24, ano 2, pp. 90–123, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27710.
APROVAÇÃO ao Governo Bolsonaro cai para 19%, nível mais baixo desde que chegou ao Planalto. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-11-29/aprovacao-a-bolsonaro-cai-para-29-nivel-mais-baixo-desde-o-inicio-do-governo.html. Acesso em: 29 set. 2021.
BOLSONARO, Jair Messias. O caminho da prosperidade: proposta de Plano de Governo. 2022. Disponível em:
BOLSONARO deu 653 declarações falsas ou distorcidas sobre Covid-19 em seis meses de pandemia. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/bolsonaro-deu-656-declaracoes-falsas-ou-distorcidas-sobre-covid-19-em-seis-meses-de-pandemia/. Acesso em: 11 set. 2020.
CARREIRA, Denise; SOUZA, Ana Lúcia Silva; TEIXEIRA, Jéssica, 2022. A avaliação institucional no SINAES e a institucionalização da Lei de Cotas: desafios e potências. Rio de Janeiro: UFRJ/LEPES/AÇÃO EDUCATIVA, 2022.
CARVALHO, Olavo. A Nova Era e a Revolução Cultural. Campinas: Vide Editorial, 4 ed., 2014.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital, São Paulo, Ubu Editora, 2022.
CESARINO, Letícia. Pós-verdade e a crise do sistema de peritos: uma explicação cibernética. Ilha, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 73-96, 2021b.
CHIORO, A.; COSTA, A. M. A Reconstrução do SUS e a Luta por Direitos e Democracia. Saúde em Debate, v. 47, p. 5-10, 2023.
COVID-19 nos Estados Unidos: como a orientação política interfere na recusa à vacina. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/covid-19-estados-unidos-recusa-vacina/. Acesso em: 18 set. 2021.
DOSSIÊ: Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil. Revista Eletrônica De Educação. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 14, ano 1, e4563135, jan./dez. 2020.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109146.
DUARTE, Daniel Edler; BENETI, Pedro Rolo. Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia. In: DOSSIÊ, Covid-19 e Sociedade. Sociologias v. 24, ano 60, Maio/Ago 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/18070337-120336.
FIORI, Juliano; ARANTES, Pedro Fiori. (2023). Brazil’s Cultural Battleground: Public Universities and the New Right. Latin American Perspectives, fev/2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0094582X221147594.
LEHER, Roberto. A destruição da educação, da ciência e da cultura pelo governo Bolsonaro. Le Monde Diplomatique. E. 147. Brasil. 1 de out. 2019. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-destruicao-da-educacao-da-ciencia-e-da-cultura-pelo-governo-bolsonaro/.
MALINI, Fábio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, v. 7, p. 1-30, 2016. Disponível em: http://www.labic.net/wp-content/uploads/2016/06/compos_Malini_2016.pdf.
MALINI, Fábio. Meu malvado favorito: os memes bolsonaristas de WhatsApp e os acontecimentos políticos no Brasil. Estudos históricos. Rio de Janeiro, 34, n. 72, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210109.
NUNES, Rodrigo. Do transe à vertigem: Ensaios sobre o bolsonarismo e um mundo em transição. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
O ódio às universidades públicas: Balbúrdia real ou imaginada estigmatiza instituições públicas para parcela da população. Sou Ciência. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://souciencia.unifesp.br/opiniao/o-odio-as-universidades-publicas. Acesso em: 14 dez. 2021.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um. Brasil pós-político. 1 ed. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.
SÍGOLO, Vanessa Moreira; PERCASSI, Jade; ARANTES, Pedro Fiori; SANO, Hironobu; MOURA, Maurício, et al. A onda pró-ciência em tempos de negacionismo: percepção da sociedade brasileira sobre ciência, cientistas e universidades na pandemia da Covid-19. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Abr).
UNIFESP. 8 de julho - Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a) Científico(a). YouTube, 2021. Disponível em https://youtu.be/4SiVCouYT64.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jade Percassi, Vanessa Sígolo, Pedro Arantes, Maurício Moura, Débora Foguel, Soraya Smaili, Arthur Chioro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.