Engrenagens Contrariadas
Três pontos de inflexão entre imagem e poder no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28049Keywords:
imagem, técnica, poder, modulação, críticaAbstract
Since its emergence, political disputes that cut across the field of technical images, particularly cinema, have distinguished themselves from other forms of representation and representativeness, in such a way that cameras have been historically linked to technologies of control and subjugation. By attempting to absorb the tissue of reality, they can operate on at least three levels of coercion: mechanisms of surveillance (external), modeling machines (representation), or flows of modulation. Additionally, the body of image today is traversed by computing paradigms such as "artificial neural networks," crucial both for the domination of technical images and for the pervasiveness of control and subjugation. Cinema, as a device capable of emptying sources of repression, or as a language capable of proposing deprogramming, can maintain critical and contesting relationships with reality, capable at once of resisting advertising axioms and reiterating the multiplicity of the real.
Downloads
References
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Agua, 1991.
BROWN, Wendy. Nas Ruínas do Neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2022.
CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu, 2020.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2013a.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013b, p. 223-230.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2022.
HALPERN, Orit. Inhuman Vision. In Media-N, Journal of the New Media Caucus. Art & Infrastructures: Information, 2015. Disponível em : http://median.newmediacaucus.org/art-infrastructures-information/inhuman-vision/. Acesso em: 6 mar. 2023.
HALPERN, Orit. Beautiful Data: A History of Vision and Reason since 1945. Durham, NC: Duke University Press, 2014.
HUI, Yuk. Modulation after control. Tradução Bernardo Oliveira. New Formations: Summer, 2015, pp. 74.
KITTLER, Friedrich. KITTLER, Friedrich. Optical media: Berlin lectures 1999. Cambridge: Polity Press,
KITTLER, Friedrich. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999.
LEVIN, Thomas. Retórica do índex temporal: narração vigilante e o cinema de “tempo real”. In: MACIEL, Kátia. (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
PARIKKA, Jussi. Imagens Operativas: entre a luz e os dados. Revista Eco-Pós. v. 26, n. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28177.
PASQUINELLI, Matteo. The Eye of the Master: a social history of artificial intelligence. New York e Londres: Verso, 2023.
PASQUINELLI, Matteo. Machines that Morph Logic: Neural Networks and the Distorted Automation of Intelligence as Statistical Inference (online). 2017. Disponível em: http://www.glassbead.org/article/machines-that-morph-logic/?lang=enview.
ROMANDINI, Fabián Ludueña. A comunidade dos espectros I. Antropotecnia. Desterro: Cultura e Barbárie, 2012.
SIMONDON, Gilbert. SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.
SIMONDON, Gilbert. “L’amplification dans les processus d’information”. In: Communication et information: cours et conférences. Chatou: Les Éditions de la Transparence, 2010, pp.157-76. [1962]
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luís Flores, Bernardo Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.