A journey from film to digital: about the embodied images of Terra Encantada
trajeto das imagens encarnadas de Terra encantada
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28113Keywords:
archive, film Terra encantada, Rio Cinético gallery, medium, montageAbstract
The paper discusses the paths taken by the film Terra Encantada (1923) since its resurgence in the late 1960s until its arrival in the cinematheque collection of the Museum of Modern Art (Rio de Janeiro) in 1985 and, eventually, its reuse in recent audiovisual works. It discusses the transformation of the status of the film, which becomes recognized as a document and, therefore, permeable to new possibilities of narrative and historicity. It argues that its renewal in different art works depends on the archiving gesture that preserves and erases its own production process. The proposal is to reconstitute traces of this erasure and of the operations that allowed the displacement of film images through different media. The paths of Terra Encantada - from its emergence in the 1920´s to the reuse of its fragments in the short films of the Rio Cinético gallery - show an experience of images linked to displacement by supports as conductors of different temporal forms.
Downloads
References
A CIDADE do Rio de Janeiro. Direção Alberto Botelho. Brasil. 1924. 40 min.
A EXPOSIÇÃO da Independência. Direção: Domingos Demasio; Roberto Kahané. 1970. PB. 15 min.
ARASSE, Daniel. Le détail - pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris, Flammarion, 1996.
BAMBAMBÃ. Curta metragem. Direção Andréa França. Rio Cinético. Brasil. 2023. PB. 12 min.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem - para uma ciência da imagem- KKYM + EAUM, Lisboa, 2014.
BELTING, Hans. Imagem, Mídia e Corpo: Uma nova abordagem à Iconologia. Revista Ghrebh. América do Norte, 1, ago. 2011. Disponível em: https://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%208/04_belting.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.
CABRA Marcado para morrer. Direção Eduardo Coutinho. Brasil. 1984. 1h59 min.
CHEVRIER, Jean-François. Documentaire, document, témoignage em: Des faits et des gestes. Le parti pris du document, 2 - Communications, n° 79 (Jean-François Chevrier e Philippe Roussin), Paris, Le Seuil, 2006.
COMOLLI, Jean-Louis; LINDEPERG, Sylvie. Imagens de arquivos: imbricamento de olhares. Entrevista com Sylvie Lindeperg. Catálogo do forumdoc. Belo Horizonte: Filmes de Quintal/FAFICH-UFMG, 2010.
COSTA, Selda Vale. Cinema no Amazonas. Estudos Avançados, v. 19 n. 53, 2005.
COSTA, Selda Vale; LOBO, Narciso. No rastro de Silvino Santos. Manaus, Governo do Estado, 1987.
DELÍRIO Belga. Curta metragem. Direção Andréa França. Rio Cinético. Brasil. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Ed 34, 2020.
ESTIVA. Curta metragem. Direção Andréa França. Rio Cinético. Brasil. 2021.
FLORÕES de uma Raça. Direção de Alberto Botelho. Brasil. 1928.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2004.
FRANÇA, Andréa, ANDUEZA, Nicholas. Presente que irrompe – fotogenia e montagem. Revista ECO-Pós, v. 20 n. 2, 2017.
FRANÇA, Andréa, MACHADO, Patrícia. Rocha que voa: o cinema, a memória e o teatro de operações da montagem. Revista Doc-online, n. 8, 2010.
FOSSATI, Giovana. From grain to pixel - The archival life of film in transition. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2009.
HEFFNER, Hernani. Entrevista realizada por Andréa França e Patricia Machado, em 13 de dezembro de 2021, nas dependências do Museu de Arte Moderna – RJ (com a participação de José Quental).
KAHANÉ, Roberto. Curta metragem em questão. In: Revista Filme e Cultura. 1970.
LINS, Consuelo; REZENDE, Luiz; FRANÇA, Andréa. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário contemporâneo. Revista Galáxia, n. 21, junho 2011.
MARGEL, Serge. Arqueologias do fantasma- técnica, cinema, etnografia, arquivo. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
MARTINS, Luciana. Photography and documentary film in the making of modern Brazil. Manchester: Manchester University Press, 2013.
MORETTIN, Eduardo. Tradição e modernidade nos documentários de Silvino Santos. In: PAIVA, Samuel; SCHWARZMAN, Sheila. Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2011.
NADA como o passar das horas. Direção de Albero Cavalcanti. 1926.
NÚÑEZ, Fabián. Reflexões sobre a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro na virada dos anos 1960 aos 1970. Significação - Revista de cultura audiovisual, São Paulo, v. 45, n. 50, jul.-dez. 2018.
PASSEIO Público. Documentário. Direção: Andrea França e Nicholas Andueza. Brasil. 2016. Cor, Digital, 14min.
RESSACA. Curta metragem. Rio Cinético. Brasil. 2021.
RIO Memórias. Rio Cinético. Disponível em: https://riomemorias.com.br/galeria/rio-cinetico/
SANTA Maria da Vila Amazônia. Silvino Santos. Longa-metragem. (1957).
SANTOS, Maria Isabela Mendonça. A prática estereoscópica de Guilherme Santos e o Rio de Janeiro em perspectiva tridimensional na primeira metade do século XX. In: MAUAD, Ana Maria (org.). Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas. Niterói: UFF/Faperj, 2016.
SGANZERLA, Sinai. O desmote do monte. 2018. 85 min. Rio de Janeiro.
SILVA, Luiz Pereira da Silva e REZENDE, Dolores Eugenia. Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Brasil da Modernidade. Mosaico, v. 8, n.13, 2017.
STOCO, Sávio Luis. No paiz das Amazonas (Silvino Santos) – percurso de um marco do filme natural brasileiro até o mercado doméstico. In: Vivomatografías. Revista de estudios sobre precine y cine silente en Latinoamérica, n. 3, dez. 2017.
STOCO, Sávio Luis. O cinema de Silvino Santos (1918 – 1922) e a representação amazônica: história, arte e sociedade. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2019.
TERRA Encantada. Documentário. Santos, Silvino. Co-produzido por Agesilaude Araújo. Brasil. 1923.
VERMELHO Guanabara. Curta metragem. Direção Andréa França. Rio Cinético. Brasil. 2021. 1h30.
VIANY, Alex. Disponibilização do Acervo Documental. Disponível em: https://www.alexviany.com.br/.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Andréa Martins FRANÇA, Patricia Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.