Instapoesia
Como escrevem e interagem os “poetas do Instagram"
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28228Keywords:
instapoesia, escrita, affordances, plataformas digitais, ciberliteraturaAbstract
Based on the phenomenon called instapoetry, this article aims to comment on the dynamics of users who use Instagram to launch themselves as poets, with reflections about the ways in which such authors write and interact with their followers on social media. The journey begins with discussions about the definition of instapoetry itself, as well as the platform and its affordances. Soon after, notes are presented from the netnographic study (Montardo; Jung Rocha, 2005) of the accounts of Rupi Kaur, Igor Pires, Atticus and Amanda Lovelace, artists who had all their posts during the first quarter of 2022 analyzed in order to observe the specificities of this instapoetic production in comparison to other literary emergencies inside and outside digital artifacts.
Downloads
References
ASSINK, M. L. Instapoetry and its Online Transnational Activism. Dissertação (Mestrado). Utrecht University, Faculty of Humanities, 2019.
D'ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2020, 46p.
GIBSON, James Jerome. The ecological approach to visual perception. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1986.
HELMOND, Anne. A plataformização da web. Métodos Digitais: teoria-prática-crítica, p. 49, 2019.
MCVEIGH-SCHULTZ, Joshua; BAYM, Nancy K. Thinking of You: Vernacular Affordance in the Context of the Microsocial Relationship App, Couple. Social Media + Society, 2015.
MINTZ, André Goes. Midiatização e plataformização: aproximações. Novos Olhares, v. 8, p. 98-109, 2019.
MONTARDO, S.P.; JUNG ROCHA, P. Netnografia: incursões metodológicas na cibercultura. E-Compós, Brasília, v. 4, p. 1-22, 2005.
MOURA, Regimário Costa; SANTOS, Ana Cristina dos; LUNA, Raquel Araújo; NASCIMENTO, Rideusa Caroline Correia do. As facetas da contemporaneidade. O dialogismo digital para os alunos: o Facebook e a poesia viral. In: III CINTEDI - Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande - PB. Anais III CINTEDI. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2018. v. 1.
NIEBORG, David B.; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, 2018.
NORMAN, Donald. The Design of Everyday Things. New York: Doubleday, 1990.
OLIVEIRA, Ulisses; FAZANO, Bruna. O gênero instapoetry e a inteligência coletiva. Revista de Estudos da Linguagem, 2020.
ONWUEMEZI, Natasha. As vendas de poesia estão crescendo, ouve LBF. The Bookseller. Publicado em 13 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3qkhzOY. Acesso em: 9 ago. 2023.
RUMAAN, Alam. Rupi Kaur é a escritora da década. The New Republic. Disponível em: https://newrepublic.com/article/155930/rupi-kaur-writer-decade. Acesso em: 9 ago. 2023.
TORRES, BOLIVAR. Com instapoeta venda de poesia crescem 130% e quebram barreiras editorais. O Globo. Publicado em 26 de maio de 2018. Disponível em: https://bit.ly/3r8xylY. Acesso em: 9 ago. 2023.
PRADO, Márcio Roberto do. Faces da literatura contemporânea: o caso da poesia viral. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. I, 2016, p. 19-47.
SILVA, Josane Ferreira da. Do feed do Instagram às páginas dos livros: a instapoesia e a busca pela durabilidade nos meios digital e impresso. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) – Universidade de Santo Amaro, São Paulo, 2020.
SMIT, Frederique. Instapoetry: The influence of Instagram and the online community on the shaping of a new literary subgenre. Trabalho de Conclusão de Curso (English Language and Culture) - Utrecht University, Utrecht, 2020.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Helvio Caldeira, Bruno Guimarães Martins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.