Film Constellation and Visual Motif

The Empty Swimming Pool in Contemporary Brazilian Cinema

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28310

Keywords:

Comparative cinema, Contemporary Brazilian cinema, Visual motif, Film constellation, Empty swimming pool

Abstract

To consolidate the paths for a film constellation composition, this article proposes experimenting with a possible aggregator axis of films: the visual motif. We analyze a specific motif based on a comparative methodology – the empty swimming pool in contemporary Brazilian cinema. An indication of class decay, abandonment, or ruin, the empty swimming pool is transversal in different films such as Neighboring Sounds (2012), The Second Mother (2015), Alvorada (2021), Strange Lambada (2020), The Joy of Things (2020) and Heartless (2023).

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Author Biographies

Mariana Souto, Universidade de Brasília

Professora da graduação em Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB). Doutora em Comunicação pela UFMG, mestre pela mesma universidade. Realizou p´´os-doutorado pela ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier. Autora de "Infiltrados e invasores - uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro" (Edufba, 2019), adaptação de sua tese de doutorado que recebeu o Prêmio Capes de Teses (Comunicação e Informação). 

Livia Azevedo Lima, Universidade de São Paulo

Livia Azevedo Lima é editora e pesquisadora. Com mais de dez anos de experiência no mercado editorial, trabalhou na editora Cosac Naify, na revista ZUM, do Instituto Moreira Salles, e na Novos Estudos, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Seu doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, "Trilogia da Paixão: Paulo Cezar Saraceni leitor de Lúcio Cardoso", recebeu apoio da Fapesp (processo n. 2018/14804-8) e foi orientado pelo professor Mateus Araújo. Desde 2021 integra a curadoria da mostra Travessias – Brazilian Film Festival, realizada anualmente no Northwest Film Forum (Seattle, WA).

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Filmes

A FELICIDADE DAS COISAS. Thaís Fujinaga: Filmes de Plástico/ Lira: Brasil, 2021. DCP (87 min).

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BENZINHO. Gustavo Pizzi: Canal Brasil/ Baleia Filmes: Brasil, 2018. Película 35mm (95 min).

LAMBADA ESTRANHA. Darks Miranda: filmes da zona abissal: Brasil, 2020. Digital (12 min).

MACUNAÍMA. Joaquim Pedro de Andrade: Difilm/ Filmes do Sêrro/ Grupo Filmes/ Condor FilmesBrasil: Brasil, 1969. Película 35mm (108 min).

MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA. Júlio Bressane: Júlio Bressane Produções Cinematográficas: Brasil, 1969. Película 35mm (68 min).

O PÂNTANO. Lucrecia Martel: Wanda Visiòn S.A.: Argentina, 2001. Película 35mm (103 min). La ciénaga.

O SOM AO REDOR. Kleber Mendonça Filho: Cinemascópio: Brasil, 2012. Película 35mm (131 min).

QUE HORAS ELA VOLTA? Anna Muylaert: África Filmes/ Gullane Entretenimento: Brasil, 2015. Digital (111 min).

SEM CORAÇÃO. Nara Normande e Tião: Cinemascópio, Les Valseurs, Nefertiti Film/Vitrine Filmes, Brasil, 2023. Digital (91 min).

TEMPORADA. André Novais Oliveira: Filmes de Plástico: Brasil, 2018. Digital (113 min).

Published

2025-11-11

How to Cite

Souto, M., & Azevedo Lima, L. (2025). Film Constellation and Visual Motif: The Empty Swimming Pool in Contemporary Brazilian Cinema. Revista Eco-Pós, 28(2), 525–550. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28310