Elon Musk, Twitter and the "citizen journalism": the X of the question
o X da questão
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28414Keywords:
Elon Musk, journalism, citizen journalism, X, TwitterAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar publicações feitas pelo empresário Elon Musk sobre a prática de um aparente jornalismo cidadão na plataforma X, adquirida por Musk em 2022. Para isso, analisamos 21 publicações feitas por Musk entre 20 de outubro de 2023 e 15 de julho de 2024 sobre o tema. A partir das perspectivas de autores como Cesarino (2023), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), Steensen e Westlund (2021) e Nielsen e Ganter (2022), afirmamos que os posicionamentos de Musk são representativos de uma nova fase na relação entre plataformas digitais e veículos jornalísticos, com as primeiras buscando reduzir a importância dos segundos e, especificamente no caso do X, substituindo o papel dos veículos como fonte de conteúdo e engajamento por publicações de jornalistas cidadãos, beneficiando comercialmente a plataforma e Musk, além de potencialmente beneficiar aspectos antiestruturais presentes no antigo Twitter.
Downloads
References
ABBOTT, Jennifer Y. Tensions in the scholarship on participatory journalism and citizen journalism. In: Annals of the International Communication Association, v. 41, 2017, p. 278-297.
AGUIAR, Pedro; BARSOTTI, Adriana. Jornalismo amador: proposta para definir as práticas jornalísticas exercidas pelo público em ambientes interativos. In: Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 1, n. 1, 2014, p. 43-58.
ALLYN, Bobby. Elon Musk relaunches Twitter Blue, the subscription that includes check marks. NPR. 12 dez. 2022. Disponível em: https://www.npr.org/2022/12/12/1139619598/twitter-blue-relaunch. Acesso em: 7 jul. 2024.
ALLYN, Bobby. Google blocks California news in response to bill that would force tech giant to pay. NPR. 12 abr. 2024. Disponível em: https://www.npr.org/2024/04/12/1244416887/google-blocks-california-news-payments-bill. Acesso em: 18 jul. 2024.
BELL, Emily; OWEN, Taylor. The Platform Press: How Silicon Valley reengineered journalism. Tow Center, 2017.
BRUNS, Axel. Gatekeeping, Gatewatching, realimentaçaõ em tempo real: novos desafios para o jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 7, n. 2, 2011, p. 119-140.
BRUNS, Axel. Working the story: news curation in social media as a second wave of citizen journalism. In: ATTON, Chris (org.). The Routledge companion to alternative and community media. Routledge, 2015, p. 379-388.
BUSSAB, Wilton; BOLFARINE, Heleno. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.
CARTA CAPITAL. Sem provas, Musk alega interferência de Moraes na eleição de 2022 e pede ‘evidências’. 1 set. 2024. Disponível: https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/sem-provas-musk-alega-interferencia-de-moraes-na-eleicao-de-2022-e-pede-evidencias/. Acesso em: 8 set. 2024.
CAMARGO, Camila Acosta. Captura e reconfiguração do jornalismo digital independente e alternativo: o papel da filantropia das fundações internacionais. 2024. Tese (Doutorado em Ciencias da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
CESARINO, Leticia. O mundo do avesso: Verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2023.
CLAYTON, James; HOSKINS, Peter. Elon Musk takes control of Twitter in $44bn deal. BBC. 28 out. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-63402338. Acesso em: 4 jul. 2024.
CZOPEK, Madison. Why Twitter’s Community Notes feature mostly fails to combat misinformation. Poynter Institute. 30 jun. 2023. Disponível em: https://www.poynter.org/fact-checking/2023/why-twitters-community-notes-feature-mostly-fails-to-combat-misinformation/. Acesso em: 8 jul. 2024.
COULDRY, Nick. Do mito do centro mediado ao mito do Big Data: reflexões sobre o papel da mídia na ordem social. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 16, n. 47, 2019, p. 407- 431.
COUNTS, Aisha. Elon Musk Is a ‘Free Speech Absolutist,’ Except at Work. Bloomberg. 14 set. 2023. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/newsletters/2023-09-14/elon-musk-says-he-s-pro-free-speech-but-fired-twitter-staff-for-comments. Acesso em: 6 jul. 2024.
FLEW, Terry. New media: An introduction. New York: Oxford University Press, 2005.
G1. X começa a voltar no Brasil após ordem de Moraes; rede social comemora decisão. G1. 8 out. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/10/08/x-volta-ao-ar-brasil.ghtml. Acesso em: 11 maio 2025.
GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo J.; FOOT, Kirsten A. (org.). Media Technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: The MIT Press, 2013. Disponível em: http://governingalgorithms.org/wp-content/uploads/2013/05/1-paper-gillespie.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
IVANOVA, Irina. Twitter is now X. Here's what that means. CBS News. 31 jul. 2023. Disponível em: https://www.cbsnews.com/news/twitter-rebrand-x-name-change-elon-musk-what-it-means/. Acesso em: 5 jul. 2024.
JIN, Hyunjoo; ULMER, Alexandra. Elon Musk endorses Trump in presidential race, calls him "tough". Reuters. 13 jul. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/us/elon-musk-says-he-fully-endorses-tough-trump-posts-photo-2024-07-13/. Acesso em: 15 jul. 2024.
JURNO, Amanda Chevtchouk; D’ANDRÉA, Carlos. Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, São Cristovão, v. 22, n. 1, p. 179–196, 2020.
MORETZSOHN, Sylvia. O “jornalismo cidadão” e o mito da tecnologia redentora. In: Brazilian Journalism Research, v. 11, n. 2, 2014, p. 248-271.
MOSSERI, Adam. Facebook Recently Announced a Major Update to News Feed; Here’s What’s Changing. Meta. 8 abr. 2018. Disponível em: https://about.fb.com/news/2018/04/inside-feed-meaningful-interactions/. Acesso em: 14 jul. 2024.
NIELSEN, Rasmus Klein; GANTER, Sarah Anne. The Power of Platforms: Shaping Media and Society. Oxford University Press, 2022.
PAPAEVANGELOU, Charis. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, v. 12, n. 2, p. 234-255, 2024.
PARKER, Sara; PARK, Saewon; PEHLIVAN, Zeynep; ABRAHAMS, Alexei; DESBLANCS, Mika; OWEN, TAYLOR, Owen; PHILIPS, Jennie; BRIDGMAN, Aengus. When journalism is turned off: Preliminary findings on the effects of Meta’s news ban in Canada. The Media Ecosystem Observatory. 18 abr. 2024. Disponível em: https://www.mediaecosystemobservatory.com/reports/state-of-the-canadian-media-ecosystem-ldra7. Acesso em: 16 jul. 2024.
PETERS, Jay. X officially rolls out its ads revenue sharing program for creators. The Verge. 28 jul. 2023. Disponível em: https://www.theverge.com/2023/7/28/23811535/x-twitter-ads-revenue-sharing-program-creators. Acesso em: 7 jul. 2024.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. In: Fronteiras - estudos midiáticos, Rio Grande do Sul, v. 22, n. 1, 2020, p. 2-10.
PORTO, Douglas. Moraes x Musk: o que se sabe até agora. CNN Brasil. 17 abr. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/moraes-x-musk-o-que-se-sabe-ate-agora/. Acesso em: 5 jul. 2024.
ROGERS, David. L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business: São Paulo, 2017.
SANKARAN, Vishwam. Twitter launches Community Notes feature that lets people add context to tweets. Independent. 12 dez. 2022. Disponível em: https://www.independent.co.uk/tech/twitter-community-notes-tweet-context-b2243311.html. Acesso em: 5 jul. 2024.
SELLITZ, Claire. Métodos de pesquisa nas relações sociais. Editora Pedagógica e Universitária, 1974.
SRNICEK, Nick. Valor, renda e capitalismo de plataforma. In: Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 24, n. 1, 2022, p. 2-13.
STEENSEN, Steen; WESTLUND, Oscar. What is Digital Journalism Studies? Routledge Focus, 2021.
TAVARES, Vitor. Moraes determina bloqueio do X no Brasil após Elon Musk descumprir decisão judicial. 30 ago. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4gz28359d4o. Acesso em: 8 set. 2024.
THORSEN, Einar. Citizen Journalism. In: BAKER, Mona; BLAAGAARD, Bolette B.; JONES, Henry; PERÉZ-GONZÁLEZ, Luis (org.). The Routledge Encyclopedia of Citizen Media. Routledge, 2021, p. 43-49.
TIMM, Trevor. Elon Musk has become the world’s biggest hypocrite on free speech. The Guardian. 15 jan. 2024. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2024/jan/15/elon-musk-hypocrite-free-speech. Acesso em: 6 jul. 2024.
TOH, Michelle; LIU, Juliana. Elon Musk says he’s cut about 80% of Twitter’s staff. CNN. 12 abr. 2023. Disponível em: https://edition.cnn.com/2023/04/12/tech/elon-musk-bbc-interview-twitter-intl-hnk/index.htm. Acesso em: 6 jul. 2024.
WALL, Melissa. Citizen Journalism: A retrospective on what we know, an agenda for what we don’t. In: Digital Journalism, v. 3, n. 6, 2015, p. 797-813.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press, 2018.
VAN DIJCK, José. Seeing the forest for the trees: Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, v. 23 , n. 9, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1461444820940293. Acesso em: 16 jul. 2024.
VAUGHAN, Don. Citizen Journalists. Britannica, 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/story/citizen-journalists#:~:text=The%20modern%20concept%20of%20the,the%20traditional%20South%20Korean%20press. Acesso em: 20 jul. 2024.
WHITTAKER, Jason Paul. Tech Giants, Artificial Intelligence, and the Future of Journalism. Routledge, 2019.
YANG, Angela. X partnering with Don Lemon, Tulsi Gabbard and Jim Rome to launch new shows. NBC News. 9 jan. 2024. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/x-launches-new-shows-don-lemon-tulsi-gabbard-jim-rome-rcna133083. Acesso em: 5 jul. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 João Pedro Malar, Elizabeth Nicolau Saad Corrêa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








