Elon Musk, Twitter e o “jornalismo cidadão”

o X da questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28414

Palabras clave:

Elon Musk, jornalismo, jornalismo cidadão, X, Twitter

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar publicações feitas pelo empresário Elon Musk sobre a prática de um aparente jornalismo cidadão na plataforma X, adquirida por Musk em 2022. Para isso, analisamos 21 publicações feitas por Musk entre 20 de outubro de 2023 e 15 de julho de 2024 sobre o tema. A partir das perspectivas de autores como Cesarino (2023), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), Steensen e Westlund (2021) e Nielsen e Ganter (2022), afirmamos que os posicionamentos de Musk são representativos de uma nova fase na relação entre plataformas digitais e veículos jornalísticos, com as primeiras buscando reduzir a importância dos segundos e, especificamente no caso do X, substituindo o papel dos veículos como fonte de conteúdo e engajamento por publicações de jornalistas cidadãos, beneficiando comercialmente a plataforma e Musk, além de potencialmente beneficiar aspectos antiestruturais presentes no antigo Twitter.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Pedro Malar, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP)

Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, Universidade de São Paulo

Professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP)

Citas

ABBOTT, Jennifer Y. Tensions in the scholarship on participatory journalism and citizen journalism. In: Annals of the International Communication Association, v. 41, 2017, p. 278-297.

AGUIAR, Pedro; BARSOTTI, Adriana. Jornalismo amador: proposta para definir as práticas jornalísticas exercidas pelo público em ambientes interativos. In: Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 1, n. 1, 2014, p. 43-58.

ALLYN, Bobby. Elon Musk relaunches Twitter Blue, the subscription that includes check marks. NPR. 12 dez. 2022. Disponível em: https://www.npr.org/2022/12/12/1139619598/twitter-blue-relaunch. Acesso em: 7 jul. 2024.

ALLYN, Bobby. Google blocks California news in response to bill that would force tech giant to pay. NPR. 12 abr. 2024. Disponível em: https://www.npr.org/2024/04/12/1244416887/google-blocks-california-news-payments-bill. Acesso em: 18 jul. 2024.

BELL, Emily; OWEN, Taylor. The Platform Press: How Silicon Valley reengineered journalism. Tow Center, 2017.

BRUNS, Axel. Gatekeeping, Gatewatching, realimentaçaõ em tempo real: novos desafios para o jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 7, n. 2, 2011, p. 119-140.

BRUNS, Axel. Working the story: news curation in social media as a second wave of citizen journalism. In: ATTON, Chris (org.). The Routledge companion to alternative and community media. Routledge, 2015, p. 379-388.

BUSSAB, Wilton; BOLFARINE, Heleno. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

CARTA CAPITAL. Sem provas, Musk alega interferência de Moraes na eleição de 2022 e pede ‘evidências’. 1 set. 2024. Disponível: https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/sem-provas-musk-alega-interferencia-de-moraes-na-eleicao-de-2022-e-pede-evidencias/. Acesso em: 8 set. 2024.

CAMARGO, Camila Acosta. Captura e reconfiguração do jornalismo digital independente e alternativo: o papel da filantropia das fundações internacionais. 2024. Tese (Doutorado em Ciencias da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

CESARINO, Leticia. O mundo do avesso: Verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2023.

CLAYTON, James; HOSKINS, Peter. Elon Musk takes control of Twitter in $44bn deal. BBC. 28 out. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-63402338. Acesso em: 4 jul. 2024.

CZOPEK, Madison. Why Twitter’s Community Notes feature mostly fails to combat misinformation. Poynter Institute. 30 jun. 2023. Disponível em: https://www.poynter.org/fact-checking/2023/why-twitters-community-notes-feature-mostly-fails-to-combat-misinformation/. Acesso em: 8 jul. 2024.

COULDRY, Nick. Do mito do centro mediado ao mito do Big Data: reflexões sobre o papel da mídia na ordem social. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 16, n. 47, 2019, p. 407- 431.

COUNTS, Aisha. Elon Musk Is a ‘Free Speech Absolutist,’ Except at Work. Bloomberg. 14 set. 2023. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/newsletters/2023-09-14/elon-musk-says-he-s-pro-free-speech-but-fired-twitter-staff-for-comments. Acesso em: 6 jul. 2024.

FLEW, Terry. New media: An introduction. New York: Oxford University Press, 2005.

G1. X começa a voltar no Brasil após ordem de Moraes; rede social comemora decisão. G1. 8 out. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/10/08/x-volta-ao-ar-brasil.ghtml. Acesso em: 11 maio 2025.

GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo J.; FOOT, Kirsten A. (org.). Media Technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: The MIT Press, 2013. Disponível em: http://governingalgorithms.org/wp-content/uploads/2013/05/1-paper-gillespie.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

IVANOVA, Irina. Twitter is now X. Here's what that means. CBS News. 31 jul. 2023. Disponível em: https://www.cbsnews.com/news/twitter-rebrand-x-name-change-elon-musk-what-it-means/. Acesso em: 5 jul. 2024.

JIN, Hyunjoo; ULMER, Alexandra. Elon Musk endorses Trump in presidential race, calls him "tough". Reuters. 13 jul. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/us/elon-musk-says-he-fully-endorses-tough-trump-posts-photo-2024-07-13/. Acesso em: 15 jul. 2024.

JURNO, Amanda Chevtchouk; D’ANDRÉA, Carlos. Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, São Cristovão, v. 22, n. 1, p. 179–196, 2020.

MORETZSOHN, Sylvia. O “jornalismo cidadão” e o mito da tecnologia redentora. In: Brazilian Journalism Research, v. 11, n. 2, 2014, p. 248-271.

MOSSERI, Adam. Facebook Recently Announced a Major Update to News Feed; Here’s What’s Changing. Meta. 8 abr. 2018. Disponível em: https://about.fb.com/news/2018/04/inside-feed-meaningful-interactions/. Acesso em: 14 jul. 2024.

NIELSEN, Rasmus Klein; GANTER, Sarah Anne. The Power of Platforms: Shaping Media and Society. Oxford University Press, 2022.

PAPAEVANGELOU, Charis. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, v. 12, n. 2, p. 234-255, 2024.

PARKER, Sara; PARK, Saewon; PEHLIVAN, Zeynep; ABRAHAMS, Alexei; DESBLANCS, Mika; OWEN, TAYLOR, Owen; PHILIPS, Jennie; BRIDGMAN, Aengus. When journalism is turned off: Preliminary findings on the effects of Meta’s news ban in Canada. The Media Ecosystem Observatory. 18 abr. 2024. Disponível em: https://www.mediaecosystemobservatory.com/reports/state-of-the-canadian-media-ecosystem-ldra7. Acesso em: 16 jul. 2024.

PETERS, Jay. X officially rolls out its ads revenue sharing program for creators. The Verge. 28 jul. 2023. Disponível em: https://www.theverge.com/2023/7/28/23811535/x-twitter-ads-revenue-sharing-program-creators. Acesso em: 7 jul. 2024.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. In: Fronteiras - estudos midiáticos, Rio Grande do Sul, v. 22, n. 1, 2020, p. 2-10.

PORTO, Douglas. Moraes x Musk: o que se sabe até agora. CNN Brasil. 17 abr. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/moraes-x-musk-o-que-se-sabe-ate-agora/. Acesso em: 5 jul. 2024.

ROGERS, David. L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business: São Paulo, 2017.

SANKARAN, Vishwam. Twitter launches Community Notes feature that lets people add context to tweets. Independent. 12 dez. 2022. Disponível em: https://www.independent.co.uk/tech/twitter-community-notes-tweet-context-b2243311.html. Acesso em: 5 jul. 2024.

SELLITZ, Claire. Métodos de pesquisa nas relações sociais. Editora Pedagógica e Universitária, 1974.

SRNICEK, Nick. Valor, renda e capitalismo de plataforma. In: Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 24, n. 1, 2022, p. 2-13.

STEENSEN, Steen; WESTLUND, Oscar. What is Digital Journalism Studies? Routledge Focus, 2021.

TAVARES, Vitor. Moraes determina bloqueio do X no Brasil após Elon Musk descumprir decisão judicial. 30 ago. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4gz28359d4o. Acesso em: 8 set. 2024.

THORSEN, Einar. Citizen Journalism. In: BAKER, Mona; BLAAGAARD, Bolette B.; JONES, Henry; PERÉZ-GONZÁLEZ, Luis (org.). The Routledge Encyclopedia of Citizen Media. Routledge, 2021, p. 43-49.

TIMM, Trevor. Elon Musk has become the world’s biggest hypocrite on free speech. The Guardian. 15 jan. 2024. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2024/jan/15/elon-musk-hypocrite-free-speech. Acesso em: 6 jul. 2024.

TOH, Michelle; LIU, Juliana. Elon Musk says he’s cut about 80% of Twitter’s staff. CNN. 12 abr. 2023. Disponível em: https://edition.cnn.com/2023/04/12/tech/elon-musk-bbc-interview-twitter-intl-hnk/index.htm. Acesso em: 6 jul. 2024.

WALL, Melissa. Citizen Journalism: A retrospective on what we know, an agenda for what we don’t. In: Digital Journalism, v. 3, n. 6, 2015, p. 797-813.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press, 2018.

VAN DIJCK, José. Seeing the forest for the trees: Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, v. 23 , n. 9, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1461444820940293. Acesso em: 16 jul. 2024.

VAUGHAN, Don. Citizen Journalists. Britannica, 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/story/citizen-journalists#:~:text=The%20modern%20concept%20of%20the,the%20traditional%20South%20Korean%20press. Acesso em: 20 jul. 2024.

WHITTAKER, Jason Paul. Tech Giants, Artificial Intelligence, and the Future of Journalism. Routledge, 2019.

YANG, Angela. X partnering with Don Lemon, Tulsi Gabbard and Jim Rome to launch new shows. NBC News. 9 jan. 2024. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/x-launches-new-shows-don-lemon-tulsi-gabbard-jim-rome-rcna133083. Acesso em: 5 jul. 2024.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Malar, J. P., & Saad Corrêa, E. N. (2025). Elon Musk, Twitter e o “jornalismo cidadão”: o X da questão. Revista Eco-Pós, 28(3), 452–479. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28414