Dragficar a comunicação:
interações entre corporalidades queers
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28527Keywords:
Drag queen, Cena musical, Experiência, CorporalidadeAbstract
In this article, I seek to understand how the ethical and aesthetic effects of self-expressions present in artistic poetics, combined with the corporeality of singers in the Brazilian drag music scene, impact the experience of people who live on the social fringes due to their bodies, gender identities, or sexualities. I consider this discursive production to be an artistic endeavor in the construction of forms of representation for queer experiences. In this way, I believe that the aesthetic effects of such expressions are capable of strengthening bonds of belonging, creating ways of seeing oneself and the world, as well as expressing LGBTQ+ needs and ways of existing.
Downloads
References
AMARAL, A.; SOUZA, R. V.; MONTEIRO, C. De westeros no #vemprarua à shippagem do beijo gay na TV brasileira. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital. Galaxia (São Paulo, Online), n. 29, jun. 2015.
BUTLER, Judith. Discurso de ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora Unesp, 2021
BUTLER, Judith. El capitalismo tiene sus límites. In: Sopa de Wuhan. Buenos Aires: Editorial ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio). 2020.
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Bodies That Matter: On the Discursive Limits of "Sex". New York: Routledge, 1993.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
CHAGAS, V. (et alii). As políticas dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. In: Revista Intexto, nº 38, jan./abr. 2017.
COLLING, L. Teoria queer. In: Mais definições em trânsito, Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Universidade Federal da Bahia, 2007. https://cult.ufba.br/wordpress/publicacoes/outras-publicacoes/mais-definicoes-em-transito/ acesso em fev. 2025
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v. 02. São Paulo: Editora 34. 1995.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia v. 1, São Paulo: Ed. 34, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Edipo. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs, v. 5. São Paulo: Ed. 34, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Moñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2007.
DYER, Richard. Only Entertainment. London and New York: Routledge, 2002.
FILHO, Ciro Marcondes. Dicionário da Comunicação. São Paulo: Editora Paulus, 2009.
GOLDIE, T. Dragging Out the Queen: Male Femaling and Male Feminism. In: TUANA, A. (et. al.) Revealing Male Bodies. Bloomington: Indiana University Press, 2002.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo Paradigma Estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
GUTMANN, J. F. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2021.
HYNNA, K., LEHTO, M., PAASONEN, S. Affective Body Politics of Social Media. In: Social Media + Society. October-December 2019: 1 –5.
MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo tela. São Paulo: Editora Cobogó, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MAZZARINO Matrizes que se cruzam: interações entre movimento socioambiental e campo jornalístico. In: Ambiente & Sociedade. Campinas, V. XI, n. 1, jan.-jun. 2008
MESQUITA, Arthur G. Rupaul’s Drag Race Herstory: a tradição seletiva do programa enquanto constituidora de repertórios. In: MEDEIROS, E.; FONSECA, G.A. (Orgs.) Experiências culturais do tempo: mídia, memória, nostalgia e tradição. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2019.
MISSÉ, M. A la conquista del cuerpo equivocado. Barcelona: Editorial Egales, 2020.
PARANHOS, Adalberto. Políticas do corpo & música popular: mulher e sexualidade no brasil (1970-1980). XXII Encontro Estadual de História da Anpuh-SP. Santos, 2014.
RANCIÈRE, J. Políticas da Escrita. Editora 34: Rio de Janeiro RJ, 1995.
RANCIÈRE, J. Le Spectateur émancipé. Paris: La Fabrique, 2008.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2009.
WARNER, M. Fear of a queer planet. Queer politics and social theroy. University of Minnesota, 1993.
SIMAS, L.M. & RUFINO, L. Fogo no mato. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Morula, 2018.
SOARES, Thiago. A estética do videoclip. Recife: Editora UFPB, 2013.
SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira; CARREIRO, Rodrigo e FERRARAZ, Rogério (org.). Cultura Pop. Salvador: Edufba, p. 19-33, 2015.
SONTAG, Susan. Notas sobre o Camp. In: Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987
SOUZA, V. G. A arte e a técnica da mixagem I.A. é uma ferramenta ou uma ameaça? Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, 2021.
STEWART, K. Ordinary affects. Durham: Duke University Press Book. 2007
WARNER, Michael (editor). Fear of a Queer Planet: Queer Politics and Social Theory. Minneapolis/London, University of Minnesota Press, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Carlos Magno Camargos Mendonça

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








