Presente que irrompe - Fotogenia e Montagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10523

Resumen

Passeio Público é um curta feito com as sobras de um filme de Alberto Botelho de 1924. O ensaio discute o método de montagem que favoreceu olhar para as imagens não somente como janela para outro tempo e espaço históricos, mas como imagem. Nesse percurso, a relação entre fotogenia e retomada emergiu vivamente, assim como as perguntas: o que podemos realizar com esses restos de imagem? Como retomar material tão distante no tempo? Que escolhas e implicações estão em jogo nesse gesto? A resposta a essas questões sugere que a montagem como método suscita a qualidade fotogênica do material retomado. Tal abordagem favoreceu usar imagens do passado para falar do presente e ainda redescobrir suas latências. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa França Martins, Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC-Rio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq.

Nicholas Andueza, PUC-Rio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio em 2016.

Citas

AUMONT, Jacques. Cinégénie, ou la machine à re-monter le temps, in: Jean Epstein: cinéaste, poéte, philosophe. Paris: Éditions de la Cinémathèque française, 1998.

CHARNEY, Leo. Empty Moments - Cinema, Modernity and Drift. Durham, N.C.: Duke University Press, 1998.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder -- A inocência perdida: cinema, televisão, ficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant les Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.

DOANE, Mary Ann. The Cinematic Time - Modernity, Contingency, the Archive. Cambridge, Massachusetts, London: Harvard University Press, 2002.

___________ “The Close-Up: Scale and Detail in the Cinema”. Differences : A Journal of Feminist Cultural Studies. Brown University, 2003.

EPSTEIN, Jean. Bonjour Cinéma, In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, Embrafilme, 1983.

SCHVARZMAN, Sheila. “Ir ao cinema em São Paulo nos anos 1920”. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 49, jan/jun, 2005.

PACI, Vivian. The Attraction of the Intelligent Eye. In: STRAUVEN, W. (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2006.

Publicado

2017-09-14

Cómo citar

França Martins, A., & Andueza, N. (2017). Presente que irrompe - Fotogenia e Montagem. Revista Eco-Pós, 20(2), 145–160. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10523