Fotocopiar fotocópias na fotocopiadora
Apropriação e ressignificação de meios, materiais e processos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27746Palabras clave:
eletrografia, copy art, colagem, détournement, desvioResumen
Enquanto práticas de apropriação material, transferência sígnica e ressignificação performativa, eletrografia e copy art questionam diretamente os conceitos de original e cópia. Este artigo procura evidenciar o modo como estas práticas artísticas assentes na cópia dialogam com a noção de colagem, determinante no século XX, de igual modo acolhendo o conceito de “détournement” como aproximação a uma descrição do gesto radical de apropriação e ressignificação presente em vários trabalhos produzidos por artistas portugueses.
Descargas
Citas
ALCALÁ, José Ramón (Org.). Ars & Machina: Electrografía artística en la colección MIDE. Santander: Fundación Marcelino Botín, 1998.
ALCALÁ, José Ramón & CANALES, Fernando Ñiguez. Copy-Art: La fotocopia como soporte expresivo. Alicante: Instituto de Estudios Juan Gil-Albert / Centro Eusebio Sempere de Arte y Comunicación Visual, 1986.
ALCALÁ, José Ramón & ESCRIBANO, Beatriz. Museo Internacional de Electrografía Centro de Innovación en Arte y Nuevas Tecnologías de Cuenca. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2016.
ALCALÁ, José Ramón & PASTOR, Jesús (Org.). Electrografías: Colección del Museo Internacional de Electrografía. Cuenca: Universidad Castilla-La Mancha, 1991.
AMERIKA, Mark. remixthebook. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.
ARAGÃO, António. “Intervenção e movimento”. Poesia Experimental - Suplemento especial do Jornal do Fundão. Fundão: [s.n.], 1965.
ARAGÃO, António. “O público e as novas morfologias”. Búzio, n. 1, p. 24–26, 1956.
ARAGÃO, António. “Tecnologia, arte e sociedade”. In: AGUIAR, F.; ZINK, R.; MELO E CASTRO, E. M. DE (Org.). 1.o Festival Internacional de Poesia Viva. Figueira da Foz: Museu Municipal Dr. Santos Rocha, 1987. p. 145–151.
BRUNET-WEINMANN, Monique. Medium: Photocopy. Canadian and German copygraphy. Montreal: Goethe Institut Montreal / Centre Saidye Bronfman / Centre Copier Art inc., 1987.
DEBORD, Guy & WOLMAN, Gil. “A User’s Guide to Détournement”. Disponível em: http://www.bopsecrets.org/SI/detourn.htm.
DWORKIN, Craig Douglas. Reading the Illegible. Evanston, Ill: Northwestern University Press, 2003.
ESCRIBANO BELMAR, Beatriz. “The unknown and forgotten role of the photocopy machine transgressed as a creative tool”. In: CSF SUMMER SEMINAR AT MONTE VERITÀ, SWITZERLAND. Monte Verità, Switzerland: [s.n.], August 2018. p. 79–84.
FIRPO, Patrick; LESTER, Alexander & KATAYANAGI, Claudia. Copy Art: The First Complete Guide to the Copy Machine. Nova Iorque: Richard Marek Publishers, 1978.
GONZALEZ, Marisa. “Motion and metamorphosis”. Leonardo, v. 23, n. 2/3, p. 295–300, 1990.
GUNKEL, David J. Of Remixology: Ethics and aesthetics after remix. Cambridge, Massachusetts / London, England: The MIT Press, 2016.
HEMMUNGS WIRTÉN, Eva. No Trespassing: Authorship, intellectual property rights, and the boundaries of globalization. Toronto; Buffalo: University of Toronto Press, 2004.
HOME, Stewart. The Assault on Culture: Utopian currents from Lettrisme to class war. 2nd edition. Edinburgh: AK Press, 1991.
INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. “Definitions — Internationale Situationniste #1” (June 1958). Disponível em: https://www.cddc.vt.edu/sionline///si/definitions.html.
KRAUSS, Rosalind E. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Second printing ed. Cambridge, Mass: MIT Press, 1985.
MCCRAY, Marilyn. Electroworks. Rochester, New York: International Museum of Photography at George Eastman House, 1979.
MCLEOD, Kembrew & KUENZLI, Rudolf E. (Org.). Cutting Across Media: Appropriation art, interventionist collage, and copyright law. Durham [N.C.]: Duke University Press, 2011.
NELOS, António. “Entrevista em vídeo a António Nelos”. Funchal: Lonarte, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bmRj1p9GMkQ.
NELOS, António. “Introdução”. In: FIGUEIREDO, C. & NELOS, A. (Org.). Electrografias. Setúbal: Casa do Bocage – Galeria Municipal de Artes Visuais, 1991.
PASTOR, Jesús. “El procedimiento electrográfico en la creación artística”. In: ALCALÁ, J. R.; PASTOR, J. (Org.). Electrografías: Colección del Museo Internacional de Electrografía. Cuenca: Universidad Castilla-La Mancha, 1991. p. 17–25.
PIMENTA, Alberto. “Toque e Introdução”. In: FIGUEIREDO, C. cartas comerciais tipo. Porto: Edições Mortas, 1998. p. 7–8.
RIGAL, Christian. “Le point sur l’electrographie.” In: DARDAI, Z. (Org.). Árnyékkötők: Copy art, fax art, computer art. Budapeste: Árnyékkötők Foundation, 2005. p. 61–65.
SANTA CLARA, Isabel. Colectiva. Funchal: Galeria Porta 33, 1993.
SANTOS, Abílio-José. fotocirurgiando. S.L.: Ed. Autor, 1987. Disponível em: https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/planograficas/abilio-fotocirurgiando/.
SHANKEN, Edward. Art and Electronic Media. New York: Phaidon, 2009.
WARK, McKenzie. The Beach Beneath the Street: The everyday life and glorious times of the Situationist International. London; New York: Verso, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ECO-Pós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.