A tesoura poética de Alberto Cavalcanti

Autores/as

  • Virginia Flores Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27860

Palabras clave:

Alberto Cavalcanti, Cinema sonoro, Edição, Desenho de som

Resumen

Neste artigo, é traçado um panorama da chegada do som em território europeu, o envolvimento do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti nas Múltiplas Versões realizadas pelos estúdios da Paramount, seu descontentamento com trabalhos de cunho quantitativo em detrimento do criativo e sua ida para Londres, onde viria a fazer um trabalho de aspiração poética, alinhado com a proposta de Grierson de um tratamento criativo da realidade. Nosso objetivo primordial é resgatar o nome de Cavalcanti como um dos expoentes no trabalho de montagem de imagem e edição de som nos documentários ingleses durante o início do cinema sonoro, e estabelecer uma aproximação com os trabalhos contemporâneos do desenho de som, resguardadas suas diferenças.

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Biografía del autor/a

Virginia Flores, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Montadora, editora de som e pesquisadora de cinema, professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no curso de Cinema e Audiovisual. Autora do livro O Cinema: uma arte sonora (Annablume, 2013).

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Publicado

2022-06-21

Cómo citar

Flores, V. (2022). A tesoura poética de Alberto Cavalcanti. Revista Eco-Pós, 25(1), 134–157. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27860