Uma etnografia sobre desconexão voluntária:
motivações e estratégias para desconectar
Palabras clave:
Culturas Digitais, Detox Digital, Etnografia, Etnografia para InternetResumen
As narrativas ao redor do consumo das tecnologias são marcadas por ambivalências que encaram as mídias digitais como benéficas e prejudiciais. Diante disso, movimentos contemporâneos como a desconexão voluntária apresentam-se como capazes de equilibrar o consumo de redes sociais e smartphones. Logo, a partir de uma etnografia para internet (Hine, 2015), este estudo objetiva identificar e analisar os principais motivadores para o exercício de desconexão digital voluntária e suas imbricações na realidade de um grupo de participantes. Para isso, o estudo traz novas perspectivas para as três razões para estar desconectado identificadas no trabalho de Trine Syvertsen (2020), sendo estas a presença, a produtividade e a privacidade. Por fim, o trabalho de campo, ainda em desenvolvimento, revela uma trama de experiências heterogêneas que são marcadas na realidade de cada participante, além de um conjunto de estratégias para a manutenção do bem-estar dos indivíduos que buscam estar desconectados.
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