La Perspectiva Decolonial en la Agenda 2030 de la ONU
Un ODS Específico para la Comunicación desde el Sur Global
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28381Palabras clave:
Comunicación decolonial, Agenda 2030, ODS, Desarrollo sostenible decolonialResumen
El artículo discute la comunicación desde una perspectiva decolonial y del Sur Global. A través de una investigación bibliográfica, reflexiona sobre los impactos de la colonialidad del poder (Quijano, 2005) en la teoría y la práctica comunicacional. Parte del entendimiento de que la comunicación decolonial emerge de los grupos sociales históricamente subalternizados por las lógicas de la colonización (Torrico, 2019) y, por lo tanto, es plural y democrática. El texto señala direcciones para que la comunicación sea pensada desde una perspectiva decolonial y sugiere la metodología de un Objetivo de Desarrollo Sostenible (ODS) específico para la comunicación, en el contexto de la traducción y territorialización de la Agenda 2030 de la ONU, como un eje transversal fundamental para promover una cultura de los ODS en nuestras realidades locales del Sur Global.
Descargas
Citas
AMARAL, Muriel Emídio P. Notas sobre o pensamento decolonial e os estudos da comunicação. Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 471-487, 2021.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, 2013.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento Sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis-RJ: Vozes, 2020.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.
AUTOR1; AUTOR2. Reflexões sobre Comunicação para Paz a partir de uma perspectiva Sul Global e Decolonial. E-Compós, [S. l.], v. 26, 2023.
AUTOR1.; SALHANI, J. Jornalismo para a paz: conceitos e reflexões. E-Compós, [S. l.], v. 20, n. 3, 2017.
AUTOR1.; GEHRE GALVÃO, Thiago (Orgs.). Guia Agenda 2030: integrando ODS, Educação e Sociedade. São Paulo: UNESP, 2020.
AUTOR1; GEHRE GALVÃO, T. Reimagining the UN 2030 Agenda by Connecting the SDG to Culture, Art and Communication. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 44-59, 2022.
AUTOR 1 et al. Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 39, p. 32–47, 2022
CARTA DA TERRA. 2000. Disponível em: https://earthcharter.org/wp-content/uploads/2021/02/Carta-da-Terra-em-portugues.pdf. Acesso em 10 jan. 2023.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La hybris del punto cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2005.
COSTA, Sérgio. Desprovincializando a sociologia: a contribuição pós-colonial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, p. 117-183, 2006.
AUTOR2 et al. Agenda 2030 e comunicação para paz: estratégias de visibilidade e territorialização dos ODS na realidade brasileira a partir de uma perspectiva crítica. In: PELÚCIO, L.; AUTOR1. (Orgs.). Comunicação, contradições narrativas e desinformação em contextos contemporâneos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 67-88.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
GÓES, José Cristián. O encontro da comunicação em Paulo Freire para tempos de desencontro. In: PELÚCIO, Larissa; AUTOR1. (Orgs.). Comunicação, contradições narrativas e desinformação em contextos contemporâneos. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 125-139, 2021.
GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiáspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 55-77, 2023.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 115-147, 2008.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus. Cia das Letras, 2016.
HENNING, Paula Corrêa; FERRARO, José Luís Schifino. As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Ciência educ., Bauru , v. 28, e22028, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100226&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 jul. 2024. Epub 13-Ago-2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220028.
KUNSCH, Margarida K. Estratégias comunicativas nos processos de parcerias para implementação da Agenda 2030 da ONU. Organicom. V. 19, n. 39, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/200234
LYNCH, Jake; McGOLDRICK, Annabel. Peace Journalism. Stroud: Hawthorn Press, 2005.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.
ONU. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs . Acesso em 14 out. 2022.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, P. 107-130, 2005.
SILVA, Dayana K. Melo da; AGUIAR, Carlos Eduardo Souza. Jornalismo decolonial e a questão da interseccionalidade. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevistaPautaGeral.v.10.21894. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/21894. Acesso em: 11 abr. 2024.
TORRICO, Erick. La comunicación en clave latinoamericana. Chasqui, Quito, n. 132, p. 23-36, 2016.
TORRICO, Erick. La Comunicación decolonial, perspectiva In/Surgente. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.472. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/472. Acesso em: 25 mar. 2024.
TORRICO, Erick. Para uma comunicação ex-cêntrica. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 89- 107, 2019.
TRUJILLO, Tamer Al Najjar; MARTÍN, José Ignacio; NOS ALDÁS, Eloísa. Comunicando en tiempo de polarización: Discursos transgresores, relatos alterativos y Espirales de Paz. In: PELÚCIO, Larissa; AUTOR1. (Orgs.). Comunicação, contradições narrativas e desinformação em contextos contemporâneos. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 37-54, 2021.
UNESCO. Educação para o Desenvolvimento Sustentável: um roteiro. Brasília, DF: Unesco, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Uzm8le . Acesso em: 20 ago. 2022.
UNESCO. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Portal Oficial no Brasil. 2023. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development
VARONA, Federico. Todavia es posible soñar: Teoría Apreciativa y Comunicación Organizacional. Revista ORGANICOM, v. 1 nº 1, 2004, p. 14-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138867 Acesso em 10 dez. 2022.
WULF, Christoph. Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais e gestor. Revista Lusófona de Educação, v. 52, n. 52, 2021. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7968 Acesso em 15 mar. 2024.
ZUBOFF, Shonshana. The age of Surveillance Capitalism. PublicAffairs, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Raquel Cabral, Diuan Feltrin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








