Travesía latinoamericana

Mário Pedrosa, del internacionalismo al modernismo y de allí al tercermundismo

Autores/as

  • Mario Camara CONICET / Universidad Nacional de las Artes / Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28560

Palabras clave:

Mário Pedrosa, arte latino-americana, terceiro-mundismo, crítica de arte

Resumen

Este artigo analisa as transformações do pensamento político e estético de Mário Pedrosa a partir de três viagens decisivas em sua trajetória: Alemanha, Estados Unidos e Chile. Cada um desses deslocamentos provocou uma inflexão em sua maneira de conceber a relação entre arte, política e sociedade. Na Alemanha, aderiu ao trotskismo; nos EE.UU, consolidou-se como crítico de arte moderna; e no Chile, sob influência do governo da Unidade Popular, assumiu uma perspectiva terceiro-mundista e latino-americanista. O texto se concentra neste último período, destacando seu papel na criação do Museu da Solidariedade e seus projetos inacabados após o retorno ao Brasil, como o Museu das Origens. Sustenta-se que a experiência chilena marcou a passagem de uma estética modernista para a valorização das artes populares e indígenas como formas de resistência cultural e política.

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Citas

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Camara, M. (2025). Travesía latinoamericana: Mário Pedrosa, del internacionalismo al modernismo y de allí al tercermundismo. Revista Eco-Pós, 28(3), 299–315. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28560