A Dominância Sônica e a Festa de Sound System de Reggae

Autores

  • Julian Henriques Goldsmiths, Universidade de Londres

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27543

Resumo

Este texto marca o início do interesse acadêmico de Julian Henriques pela temática dos sound systems de reggae e aponta muitos dos interesses que desenvolverá mais tarde. Inclui, então, passagens descritivas da cena do reggae no estilo dancehall na Jamaica de duas décadas atrás, focalizando os engenheiros de som que constroem e operam as aparelhagens; considerações sobre o sonoro em relação a outros estímulos sensórios, sobretudo visuais; música e som; o conceito de “dominância sônica”, que propõe para descrever a presença forte do som em festas, bailes ou “sessões” de reggae; e a relação desta com o corpo do público.

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Biografia do Autor

Julian Henriques, Goldsmiths, Universidade de Londres

É professor do Departamento de Mídia, Comunicação e Estudos Culturais de Goldsmiths, University of London. É artista sonoro, autor de Sonic Bodies (2011) e Sonic Media (no prelo), roteirista e diretor de cinema. Dirigiu, entre outros, os filmes Babymother (longa-metragem de 1998) e “We the Ragamuffin” (documentário curta-metragem de 1992), dentro da temática do universo dos sound systems de reggae ao qual se dedica como co-fundador do grupo de pesquisa Sound Systems Outernational.

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Publicado

08-08-2020

Como Citar

Henriques, J. (2020). A Dominância Sônica e a Festa de Sound System de Reggae. Revista Eco-Pós, 23(1), 44–80. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27543