Consumo de Jornalismo Imersivo
experiência, imersão, sensação de presença, empatia e outras manifestações subjetivas percebidas por usuários
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28127Palavras-chave:
Jornalismo, Jornalismo Imersivo, Consumo, Rio de LamaResumo
O presente estudo investiga a compreensão e a apreensão do consumo da peça jornalística imersiva em 360 graus Rio de Lama: a maior tragédia ambiental do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, no qual cinco consumidores realizaram o consumo imersivo da peça com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, com posterior análise de conteúdo. A fundamentação teórica se baseia em Witmer e Singer, 1998; Slater e Wilbur, 1997; Aronsonrath et al., 2015, Domínguez, 2013a; De La Peña et al., 2010; Slater e Wilbur, 1997) e Domínguez, 2013a; Sirkkunen et al., 2016; Steinfeld, 2019; Bujic et al., 2020. Os resultados indicam mudança na compreensão do acontecimento. Assim como a sensação de presença e empatia foram responsáveis por gerar contextualização, conexão e sensibilidade com o acontecimento.
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