Consumo de Jornalismo Imersivo

experiência, imersão, sensação de presença, empatia e outras manifestações subjetivas percebidas por usuários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28127

Palavras-chave:

Jornalismo, Jornalismo Imersivo, Consumo, Rio de Lama

Resumo

O presente estudo investiga a compreensão e a apreensão do consumo da peça jornalística imersiva em 360 graus Rio de Lama: a maior tragédia ambiental do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, no qual cinco consumidores realizaram o consumo imersivo da peça com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, com posterior análise de conteúdo. A fundamentação teórica se baseia em Witmer e Singer, 1998; Slater e Wilbur, 1997; Aronsonrath et al., 2015, Domínguez, 2013a; De La Peña et al., 2010; Slater e Wilbur, 1997) e Domínguez, 2013a; Sirkkunen et al., 2016; Steinfeld, 2019; Bujic et al., 2020. Os resultados indicam mudança na compreensão do acontecimento. Assim como a sensação de presença e empatia foram responsáveis por gerar contextualização, conexão e sensibilidade com o acontecimento.

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Biografia do Autor

Angelo Eduardo Rocha, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Comunicação (UFPR). Jornalista Graduado e Mestrando em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista CAPES.

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos (2004) com Pós-Doutorado em Jornalismo na Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal (2007-2008). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e da graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

Rocha, A. E., & Rocha, P. M. (2024). Consumo de Jornalismo Imersivo: experiência, imersão, sensação de presença, empatia e outras manifestações subjetivas percebidas por usuários. Revista Eco-Pós, 27(2), 352–377. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28127