Corpos da Cena/Em Cena
Mugunzá e o Feitiço contra o fim do mundo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28372Palavras-chave:
Corpos em cena/da cena, Território, Temporalidades, Audiovisualidades, ExperiênciasResumo
Durante as crises — sanitária e política — vividas no Brasil nos últimos anos, um grupo teatral de São Paulo se reinventa na cena audiovisual, e uma produtora de filmes do Recôncavo da Bahia encontra no palco um lugar de morada para o cinema. Nessa perspectiva da experiência, os atravessamentos entre o filme Mugunzá (Rosza Filmes, 2022) e o vídeo-performance Feitiço contra o fim do mundo (coletivA ocupação, 2020) fazem do palco teatral a encruzilhada que multiplica e possibilita outros caminhos de ser e estar. Mugunzá foi filmado inteiramente no Cine Theatro Cachoeirano, tendo seu palco, sua estrutura física e simbólica, como ingredientes no preparo das imagens fílmicas. Já a coletivA ocupação teve que sair dos palcos para performar dentro de casa, produzindo cartas em forma de vídeo. Nesse caldeirão, movimentos espiralares (Martins, 2021) enlaçam temporalidades, artes e personagens para oferecer aspectos radicais na ancestralidade do território e do audiovisual experimental.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Gabriela M. R.; MARCONI, Dieison. Trabalhar imagens, reparar o visível: A política da imagem como prática reparadora. Famecos, v. 29, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/41827/27595. Acesso em: 22/07/2024.
ALTHEMAN, Francine. Bololô, vamô ocupar! Processos comunicativos, arranjos e cenas de dissenso da resistência secundarista. Curitiba, Editora Appris, 2022.
BOGADO, Angelita; ALVES JR., Francisco; DE SOUZA, Scheilla Franca. Um estudo sobre performance, dispositivos de regulagem entre formas de vida e formas de imagem no documentário contemporâneo. In. ALMEIDA, Gabriela; CARDOSO FILHO, Jorge. Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas. Editora Appris, Curitiba, 2020. p. 265-280.
BOGADO, Angelita; CARDOSO FILHO, Jorge. Águas da baía e do paraguaçu: paixões e política na obra da rosza filmes. In: Anais do 30° Encontro anual da Compós, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/aguas-da-baia-e-do-paraguacu-paixoes-e-politica-na-obra-da-rosza-filmes?lang=pt-br. Acesso em: 13 jun. 2024.
BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis (SC): Cultura e Barbárie, 2020.
COIMBRA, Ana Luisa; BOGADO, Angelita Maria; SOUZA, Scheilla Franca de. Imagens futuras, movimentos na noite do hoje: uma mirada constelar audiovisual. Movimento, n. 18, mar, 2022. Disponível em: https://sites.google.com/site/revimovi/. Acesso em: 15 mar. 2022.
FEITIÇO contra o fim do mundo. Curta produzido por Abraão Kimberley, Ícaro Pio, Lara Julia, Lilith Cristina, Veríssimo PH, [s.l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (6 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6eEmyPqXjao. Acesso em: 25 fev. 2024.
FERREIRA da Silva, Denise. A Dívida Impagável. Oficina de Imaginação Política, Living Commons, 2019.
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARQUES, Ângela C. Salgueiro. Zonas de articulação, refazimento e refúgio nas poéticas emancipatórias de Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain e Touam Bona. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 86, p. 65-84, dez. 2023.
MARQUES, Ângela C. Salgueiro; ALTHEMAN, Francine. Cenas de insurgência e figurações secundaristas: potencialidades estéticas e políticas de seus arranjos disposicionais. Revista Alceu, v. 20, n. 40, p. 27-51, 2020.
MARTINS, Leda. Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó, 2021.
MUGUNZÁ. Direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio. Cachoeira (BA): Rosza Filmes, 2022. Ainda não lançado (98 min.).
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula, 2018.
SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Mórula, 2019.
SOUZA, Scheilla Franca de. BOGADO; Angelita; ALVES JUNIOR, Francisco. Ela, Ele e Person: Invisibilidades e Resistência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 43., 2020, Virtual. Anais. Virtual: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1247-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SCHEILLA DE SOUZA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








