Corpos da Cena/Em Cena

Mugunzá e o Feitiço contra o fim do mundo

Autores

  • Francine Altheman Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Angelita Bogado Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Luisa Coimbra Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Scheilla de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28372

Palavras-chave:

Corpos em cena/da cena, Território, Temporalidades, Audiovisualidades, Experiências

Resumo

Durante as crises — sanitária e política — vividas no Brasil nos últimos anos, um grupo teatral de São Paulo se reinventa na cena audiovisual, e uma produtora de filmes do Recôncavo da Bahia encontra no palco um lugar de morada para o cinema. Nessa perspectiva da experiência, os atravessamentos entre o filme Mugunzá (Rosza Filmes, 2022) e o vídeo-performance Feitiço contra o fim do mundo (coletivA ocupação, 2020) fazem do palco teatral a encruzilhada que multiplica e possibilita outros caminhos de ser e estar. Mugunzá foi filmado inteiramente no Cine Theatro Cachoeirano, tendo seu palco, sua estrutura física e simbólica, como ingredientes no preparo das imagens fílmicas. Já a coletivA ocupação teve que sair dos palcos para performar dentro de casa, produzindo cartas em forma de vídeo. Nesse caldeirão, movimentos espiralares (Martins, 2021) enlaçam temporalidades, artes e personagens para oferecer aspectos radicais na ancestralidade do território e do audiovisual experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Gabriela M. R.; MARCONI, Dieison. Trabalhar imagens, reparar o visível: A política da imagem como prática reparadora. Famecos, v. 29, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/41827/27595. Acesso em: 22/07/2024.

ALTHEMAN, Francine. Bololô, vamô ocupar! Processos comunicativos, arranjos e cenas de dissenso da resistência secundarista. Curitiba, Editora Appris, 2022.

BOGADO, Angelita; ALVES JR., Francisco; DE SOUZA, Scheilla Franca. Um estudo sobre performance, dispositivos de regulagem entre formas de vida e formas de imagem no documentário contemporâneo. In. ALMEIDA, Gabriela; CARDOSO FILHO, Jorge. Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas. Editora Appris, Curitiba, 2020. p. 265-280.

BOGADO, Angelita; CARDOSO FILHO, Jorge. Águas da baía e do paraguaçu: paixões e política na obra da rosza filmes. In: Anais do 30° Encontro anual da Compós, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/aguas-da-baia-e-do-paraguacu-paixoes-e-politica-na-obra-da-rosza-filmes?lang=pt-br. Acesso em: 13 jun. 2024.

BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis (SC): Cultura e Barbárie, 2020.

COIMBRA, Ana Luisa; BOGADO, Angelita Maria; SOUZA, Scheilla Franca de. Imagens futuras, movimentos na noite do hoje: uma mirada constelar audiovisual. Movimento, n. 18, mar, 2022. Disponível em: https://sites.google.com/site/revimovi/. Acesso em: 15 mar. 2022.

FEITIÇO contra o fim do mundo. Curta produzido por Abraão Kimberley, Ícaro Pio, Lara Julia, Lilith Cristina, Veríssimo PH, [s.l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (6 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6eEmyPqXjao. Acesso em: 25 fev. 2024.

FERREIRA da Silva, Denise. A Dívida Impagável. Oficina de Imaginação Política, Living Commons, 2019.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARQUES, Ângela C. Salgueiro. Zonas de articulação, refazimento e refúgio nas poéticas emancipatórias de Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain e Touam Bona. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 86, p. 65-84, dez. 2023.

MARQUES, Ângela C. Salgueiro; ALTHEMAN, Francine. Cenas de insurgência e figurações secundaristas: potencialidades estéticas e políticas de seus arranjos disposicionais. Revista Alceu, v. 20, n. 40, p. 27-51, 2020.

MARTINS, Leda. Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó, 2021.

MUGUNZÁ. Direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio. Cachoeira (BA): Rosza Filmes, 2022. Ainda não lançado (98 min.).

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula, 2018.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Mórula, 2019.

SOUZA, Scheilla Franca de. BOGADO; Angelita; ALVES JUNIOR, Francisco. Ela, Ele e Person: Invisibilidades e Resistência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 43., 2020, Virtual. Anais. Virtual: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1247-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Altheman, F., Bogado, A., Coimbra, A. L., & de Souza, S. (2025). Corpos da Cena/Em Cena: Mugunzá e o Feitiço contra o fim do mundo. Revista Eco-Pós, 28(3), 429–451. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28372