Tendências da Educomunicação Socioambiental

Diversidade epistemológica nas práticas de intervenção social

Autores

  • Felipe Saldanha UPM

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28461

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental, Educomunicação Socioambiental

Resumo

Este artigo objetiva identificar as mais recentes tendências das práticas de intervenção social da Educomunicação Socioambiental e os aportes conceituais provenientes de relatos produzidos sobre elas. Procedeu-se com análise documental sobre o conteúdo disponibilizado no site da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e posterior pesquisa bibliográfica para aprofundamento. O texto aborda os precursores, a sistematização e a consolidação do conceito. Na sequência, apresenta as cinco tendências identificadas: (i) nos ecossistemas costeiros e marinhos; (ii) em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; (iii) em interface com a Divulgação Científica; (iv) em interface com o campo da Comunicação e Saúde; e (v) em interface com a Educação Ambiental Climática. Por fim, constata a diversidade epistemológica que tem caracterizado essas práticas.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Saldanha, F. (2025). Tendências da Educomunicação Socioambiental: Diversidade epistemológica nas práticas de intervenção social. Revista Eco-Pós, 28(1), 157–180. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28461