Contribuições da alfabetização midiática para a credibilidade do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28476Palavras-chave:
Alfabetização Midiática, News Literacy, Credibilidade do JornalismoResumo
O artigo parte do cenário comunicacional atual, em que o ecossistema da desinformação afeta a credibilidade dos meios de comunicação profissionais, para discutir as contribuições da alfabetização midiática para reconstruir a confiança no jornalismo. Fundamentado nos conceitos de news literacy e na reflexão teórica sobre a credibilidade e confiança no jornalismo, o texto toma como base as duas dimensões da credibilidade (constituída e percebida) propostas por Lisboa e Benetti (2015, 2017), para propor uma terceira dimensão (a da credibilidade construída), resultado do processo de alfabetização jornalística. Nessa proposta, sugere-se interconectar indicadores aparentemente desconexos — os de credibilidade, do The Trust Project, e os de literacia midiática elaborados por Ferrés e Piscitelli (2012) —, como caminho para incrementar a credibilidade jornalística.
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