Alfabetização midiática, midiativismo e a escuta do Sul Global: entrevista com Andrea Medrado

Autores

  • Beatriz Goes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28479

Palavras-chave:

Alfabetização midiática, ativismo social, Sul Global

Resumo

A professora Andrea Medrado é diretora de pesquisas em Comunicação e professora associada da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Também é docente adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Estado do Rio de Janeiro, Brasil[1]. O seu livro mais recente, Media Activism, Artivism and the Fight Against Marginalisation in the Global South: South-to-South Communication, escrito em coautoria com Isabella Rega, recebeu o prêmio ICA Outstanding Book Award 2024 e tem contribuído para debates inovadores sobre relações entre alfabetização midiática e ativismo social. Nesta entrevista à Revista Eco-pós, ela aborda a relevância do letramento midiático no contexto do Sul Global e a potência do artivismo, práticas artísticas associadas ao ativismo como instrumento de combate às desigualdades estruturais no acesso e na produção de conhecimento. Ela também reflete sobre a importância da literacia de proteção e segurança de dados articulada à alfabetização midiática e sobre integração entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades para a transformação social.

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Referências

INCTDSI. Sobre o INCT-DSI, 2025. Disponível em: https://inctdsi.uff.br/inct-dsi/#. Acesso em: 5 jan. 2025.

MEDRADO, Andrea; REGA, Isabella. Media Activism, Artivism and the Fight Against Marginalisation in the Global South: South-to-South Communication. New York: Routledge,2023.

SOUZA, Renata. Cria da favela: Resistência à militarização da vida. São Paulo: Boitempo, 2020.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Goes, B. (2025). Alfabetização midiática, midiativismo e a escuta do Sul Global: entrevista com Andrea Medrado. Revista Eco-Pós, 28(1), 360–379. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28479