Diálogos entre estudos lésbicos e teoria queer nos periódicos da Comunicação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28492Palavras-chave:
estudos lésbicos, teoria queer, Comunicação, lésbica, lesbianidadesResumo
Como os estudos em lesbianidades tensionam e contribuem para as pesquisas em comunicação que adotam uma perspectiva queer? Este texto se ampara em mapeamento de artigos publicados com o termo “lésbica” no campo da comunicação para entender como tem se dado a pesquisa a partir de olhares dissidentes. Para tal, apresenta as contribuições do pensamento lésbico para a teoria queer; analisa, nos artigos publicados em periódicos brasileiros da Comunicação, aqueles que se centram nas lesbianidades; e, com base nessa discussão, debate as relações entre lesbianidades, teoria queer e Comunicação no Brasil. Como parte das considerações finais, defende que, quando se apoiam em concepções interseccionais, escapam aos moralismos e/ou criticam a homonormatividade, os textos sobre lesbianidades se aproximam mais de uma perspectiva queer, propondo que esta vá além das referências teóricas e componha uma epistemologia dos estudos de gênero e sexualidade na Comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Silveira-Barbosa, Dayane do Carmo Barretos, Raabe Bastos, Kellen do Carmo Xavier, Joana Ziller

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








