Carne de segunda
Mário de Andrade e a cultura popular urbana
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28554Palavras-chave:
Mário de Andrade, cultura urbana, folclore, modernização, ModernismoResumo
O interesse pela cultura popular ocupa um lugar de grande importância no trabalho de Mário de Andrade. Orientado por uma concepção romântica da cultura popular, no entanto, ele manteve com suas manifestações urbanas e midiáticas uma relação contraditória, oscilando entre a rejeição, o estranhamento e a sedução. O que se pretende, neste artigo, é explorar essas contradições, a fim de refletir sobre o modo como a emergência de um novo cenário cultural, provocada pela modernização das grandes cidades brasileiras nas primeiras décadas do século XX, se refletiu em seu pensamento e sua produção literária. Reelaborando, por meio da ficção, as questões com que se debatia em seu trabalho como pensador da cultura, o escritor paulistano demonstra uma aguda consciência dos limites e implicações políticas de seu próprio lugar na vida cultural brasileira.
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