Macunaíma em palimpsestos
Resgates do mito e tensionamentos do romance em narrativas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28559Palavras-chave:
Intertextualidade, Modernismo, Antropofagia, Mário de AndradeResumo
No marco dos 90 anos de Macunaíma, de Mário de Andrade, novas obras — a peça Makunaimã: o mito através do tempo e o documentário Por onde anda Makunaíma? — dialogam criticamente com o romance, ao mesmo tempo em que o homenageiam. As obras apontam para uma certa apropriação e dessacralização de Andrade do mito de Makunaima ao mesmo tempo em que reconhecem a importância do livro do escritor modernista. A partir da ideia de palimpsesto, analisamos a peça e o filme e as obras ReAntropofagia, de Denilson Baniwa (2021), para pensar diferentes camadas e sobreposições entre romance, mitos indígenas, estudos antropológicos e suas adaptações. Objetivo é refletir sobre o impacto do romance nos povos indígenas e problematizar o caráter colonialista da dessacralização de suas narrativas, processo que, por sua vez, mantém vivo e em constante transformação o mito de Makunaima em diferentes contextos históricos e midiáticos.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Chapecó: Editora UFFS, 2019.
BANIWA, D. ReAntropofagia. Sibila: Revista de cultura e poesia, a. 20, 29 nov. 2021. Disponível em: https://sibila.com.br/cultura/redeverorar-1922-1/14281 Acesso em: 13 jun. 2025.
BOLTER, J. D. Transferência e transparência: a tecnologia digital e a remediação do cinema. In: FIGUEIREDO, C. A. P. de; OLIVEIRA, S. R. de; DINIZ, T. F. N. (org.). A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Ed. UFSM, 2020. p. 291-312.
BORGES, J. L. Pierre Menard, autor do Quixote. In: BORGES, J. L. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, A. Dialética da Malandragem. In: CANDIDO, A. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades, 1998. p. 19-54.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Traduzidos por Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2016.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2012.
POR Onde Anda Makunaíma. Diretor: Rodrigo Séllos. Boulevard Filmes; Platô filmes. Brasil: 2020. 84 min., colorido.
MICELE, S. Nacional estrangeiro: história social e cultural no modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTIAGO, S. Mário, Oswald e Carlos, intérpretes do Brasil. Alceu, v. 5, n. 10, jan./jun. 2005, p. 5-17.
SANTIAGO, S. O entrelugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-26.
STERZI, E. Saudades do mundo: notícias da antropofagia. São Paulo: Todavia, 2022.
TAUREPANG et al. Makunaimã: o mito através do tempo. São Paulo: Elefante, 2019.
WAPICHANA, C. Makunaima e Macunaímas. In: ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Antropofágica, 2022. E-book.
WISNIK, J. M. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Burdman da Fontoura, Luisa Chaves de Melo, Eduardo Miranda Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








