True Crime em podcasts narrativos:

O uso de formatos complementares ao áudio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27655

Keywords:

Comunicação, Podcast, Linguagem, Radiojornalismo narrativo, True Crime

Abstract

O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento do material complementar ao áudio utilizado por podcasts para compreender em que medida ocorre a associação entre o formato de radiojornalismo narrativo em podcasting (Kischinhevsky, 2018) e a adoção de tais complementos. Partindo de um estudo exploratório que conta com um corpus de 77 produções, os dados quantitativos contribuem para a delimitação de um perfil inicial de podcasts nacionais e internacionais que se enquadram na categoria True Crime. Além disso, este trabalho apresenta novas perspectivas a serem investigadas sobre elementos parassonoros que compõem as narrativas sobre crimes reais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Viana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital (PPGCOM/UFJF). Email: lviana.s@hotmail.com

Carlos Pernisa Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem.

References

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding news media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução de Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020.

ELLIS, Nick. Spotify compra Gimlet Media e Anchor, quer investir US$ 500 milhões em podcasts em 2019. Meiobit, 2019. Disponível em: https://tecnoblog.net/meiobit/397539/spotify-compra-gimlet-media-anchor-vai-investir-500-milhoes-dolares-em-podcasts-2019/ Acesso em: 14 jan. 2021.

ESTADÃO. Consumo de podcasts na principal plataforma de áudio cresceu 200% em 2020. Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,consumo-de-podcasts-na-principal-plataforma-de-audio-cresceu-200-em-2020,70003534712 Acesso em 15 jan. 2021.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis Compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

JANAY, Paula. Interatividade, recomendações e algoritmos: experiências de escuta de podcasts em aplicativos. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Encontro Virtual, 1 a 10 de dezembro de 2020.

JÁUREGUI, Carlos; VIANA, Luana. Relatos sonoros de um crime: o caso Evandro pela ótica do True crime. In: Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Brasília. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2021.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações, instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 12-20, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 5, n. 10, p. 74-81, 2018.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.

LAVADO, Thiago. Spotify tem crescimento recorde em 2020 com foco nos podcasts. Revista Exame, 2020. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/com-foco-nos-podcasts-spotify-tem-crescimento-recorde-em-2020/ Acesso em: 15 jan. 2021.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010.

NATAL, Luiz Fernando. Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas? CanalTech, 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-vs-instagram-qual-a-melhor-rede-social-para-as-empresas-144647/ Acesso em: 14 jan. 2021.

PUNNETT, Ian Case. Toward a Theory of True Crime Narratives: a textual analysis. Abingdon, Inglaterra: Routledge, 2018. E-book Kindle.

SILVA, Sérgio Pinheiro da; SANTOS, Régis Salvarani dos. O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa entre podcasts no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 49-77, jan./abr. 2020.

VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, p. 1-16, dez./mar. 2020a.

VIANA, Luana. O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Encontro Virtual, 1 a 10 de dez. 2020b.

Published

2022-12-18

How to Cite

Viana, L., & Pernisa Júnior, C. (2022). True Crime em podcasts narrativos: : O uso de formatos complementares ao áudio. Revista Eco-Pós, 25(3), 318–339. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27655