True Crime em podcasts narrativos:

O uso de formatos complementares ao áudio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27655

Palabras clave:

Comunicação, Podcast, Linguagem, Radiojornalismo narrativo, True Crime

Resumen

O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento do material complementar ao áudio utilizado por podcasts para compreender em que medida ocorre a associação entre o formato de radiojornalismo narrativo em podcasting (Kischinhevsky, 2018) e a adoção de tais complementos. Partindo de um estudo exploratório que conta com um corpus de 77 produções, os dados quantitativos contribuem para a delimitação de um perfil inicial de podcasts nacionais e internacionais que se enquadram na categoria True Crime. Além disso, este trabalho apresenta novas perspectivas a serem investigadas sobre elementos parassonoros que compõem as narrativas sobre crimes reais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Viana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital (PPGCOM/UFJF). Email: lviana.s@hotmail.com

Carlos Pernisa Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem.

Citas

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding news media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução de Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020.

ELLIS, Nick. Spotify compra Gimlet Media e Anchor, quer investir US$ 500 milhões em podcasts em 2019. Meiobit, 2019. Disponível em: https://tecnoblog.net/meiobit/397539/spotify-compra-gimlet-media-anchor-vai-investir-500-milhoes-dolares-em-podcasts-2019/ Acesso em: 14 jan. 2021.

ESTADÃO. Consumo de podcasts na principal plataforma de áudio cresceu 200% em 2020. Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,consumo-de-podcasts-na-principal-plataforma-de-audio-cresceu-200-em-2020,70003534712 Acesso em 15 jan. 2021.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis Compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

JANAY, Paula. Interatividade, recomendações e algoritmos: experiências de escuta de podcasts em aplicativos. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Encontro Virtual, 1 a 10 de dezembro de 2020.

JÁUREGUI, Carlos; VIANA, Luana. Relatos sonoros de um crime: o caso Evandro pela ótica do True crime. In: Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Brasília. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2021.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações, instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 12-20, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 5, n. 10, p. 74-81, 2018.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.

LAVADO, Thiago. Spotify tem crescimento recorde em 2020 com foco nos podcasts. Revista Exame, 2020. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/com-foco-nos-podcasts-spotify-tem-crescimento-recorde-em-2020/ Acesso em: 15 jan. 2021.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010.

NATAL, Luiz Fernando. Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas? CanalTech, 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-vs-instagram-qual-a-melhor-rede-social-para-as-empresas-144647/ Acesso em: 14 jan. 2021.

PUNNETT, Ian Case. Toward a Theory of True Crime Narratives: a textual analysis. Abingdon, Inglaterra: Routledge, 2018. E-book Kindle.

SILVA, Sérgio Pinheiro da; SANTOS, Régis Salvarani dos. O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa entre podcasts no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 49-77, jan./abr. 2020.

VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, p. 1-16, dez./mar. 2020a.

VIANA, Luana. O áudio pensado para um jornalismo imersivo em podcasts narrativos. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Encontro Virtual, 1 a 10 de dez. 2020b.

Publicado

2022-12-18

Cómo citar

Viana, L., & Pernisa Júnior, C. (2022). True Crime em podcasts narrativos: : O uso de formatos complementares ao áudio. Revista Eco-Pós, 25(3), 318–339. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27655