Cosmologia artística de uma criatura flamejante, no livro O Brasil de Jack Smith: arte queer, tropicalista e underground, de Ana Gabriela Dickstein

Authors

  • Andréa Almeida de Moura Estevão UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28616

Abstract

Essa resenha analisa o livro O Brasil de Jack Smith: Arte Queer, Tropicalista e Underground, de Ana Gabriela Dickstein, o qual apresenta a trajetória, o repertório e o perfil criador do multiartista Jack Smith, precursor da arte queer e do cinema expandido, e personagem emblemático da cena Underground dos anos 1960/1970, nos Estados Unidos. Nessa trajetória artística narrada figuram situações, elementos e personagens que revelam a relação de Smith com o Brasil: uma viagem pouco conhecida ao Rio de Janeiro; o uso de música brasileira na trilha sonora de alguns de seus filmes experimentais, e o encontro entre Jack Smith e Hélio Oiticica, em Nova York.

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Author Biography

Andréa Almeida de Moura Estevão, UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Comunicação e Cultura, UFRJ. Graduada em Jornalismo, UFRJ. Roteirista dos documentários Memórias de uma Odisseia Carnavalesca (2022) e Último Desfile – Meu Bem, Volto Já (2025).

Published

2025-11-11

How to Cite

Almeida de Moura Estevão, A. (2025). Cosmologia artística de uma criatura flamejante, no livro O Brasil de Jack Smith: arte queer, tropicalista e underground, de Ana Gabriela Dickstein. Revista Eco-Pós, 28(2), 733–743. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28616