Cosmologia artística de uma criatura flamejante, no livro O Brasil de Jack Smith: arte queer, tropicalista e underground, de Ana Gabriela Dickstein
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28616Resumen
Essa resenha analisa o livro O Brasil de Jack Smith: Arte Queer, Tropicalista e Underground, de Ana Gabriela Dickstein, o qual apresenta a trajetória, o repertório e o perfil criador do multiartista Jack Smith, precursor da arte queer e do cinema expandido, e personagem emblemático da cena Underground dos anos 1960/1970, nos Estados Unidos. Nessa trajetória artística narrada figuram situações, elementos e personagens que revelam a relação de Smith com o Brasil: uma viagem pouco conhecida ao Rio de Janeiro; o uso de música brasileira na trilha sonora de alguns de seus filmes experimentais, e o encontro entre Jack Smith e Hélio Oiticica, em Nova York.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andréa Almeida de Moura Estevão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








