Letramento Midiático, Algorítmico e Inteligência Artificial
o papel dos agentes inteligentes na curadoria da pesquisa acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28452Palabras clave:
alfabetización mediática; alfabetización algorítmica; investigación académica; agentes inteligentes; inteligencia artificial generativaResumen
El auge de la inteligencia artificial generativa (IAG) impacta la investigación académica, redefiniendo la búsqueda, organización y análisis del conocimiento. Herramientas como ChatGPT, DeepSeek, Consensus y Research Rabbit funcionan como agentes inteligentes, automatizando la curaduría de la información. Sin embargo, la mediación algorítmica exige nuevas competencias, especialmente en alfabetización mediática y algorítmica. Este ensayo teórico propone una reflexión sobre cómo los agentes inteligentes transforman el papel del investigador, desplazando la investigación de un modelo basado en la selección activa de fuentes a un sistema curado por algoritmos opacos. Se argumenta que el desarrollo de la alfabetización mediática y algorítmica es esencial para un uso crítico de estas herramientas. Además, se observa que este artículo sirve como base teórica para una investigación empírica en curso, cuyos resultados serán publicados posteriormente, ampliando la comprensión sobre los efectos de la IAG en la producción del conocimiento académico
Descargas
Citas
BECHMANN, Anja.; BOWKER, Geoffrey. Unsupervised by any other name: hidden layers of knowledge production in artificial intelligence on social media. Big Data & Society, v. 6, n. 1, p. 1-11, 2019.
BORGMAN, Christine. Big Data, Little Data, No Data: scholarship in the networked world. Cambridge: MIT Press, 2015.
BRASIL. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA). Brasília, DF: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti. Acesso em: 10 mar. 2025.
BUCKINGHAM, David. Manifesto pela Educação Midiática. Trad. José Ignacio Mendes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022.
CARNEIRO, Márcio. Inteligência artificial customizada e automação de processos: por que o ChatGPT não serve para organizações? In: Revista Organicom. Dossiê Comunicação, Organizações e Inteligência Artificial: impactos, sistemas generativos e uso de dados. Ano 21, n. 44, jan.-abr. 2024.
CARNEIRO, Márcio. Entrevistando um Robô: notas sobre a aplicação experimental da metodologia EEAF usando a ferramenta ChatGPT de Inteligência Artificial. Revista Comunicação & Inovação, v. 24, ed. 20238987, jan./dez. 2023.
COULDRY, N.; MEJIAS, U. A. The Costs of Connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford: Stanford University Press, 2019.
FERRARI, Ana Claudia; OCHS, Mariana; MACHADO, Daniela. Guia da Educação Midiática. 1. ed.. São Paulo : Instituto Palavra Aberta, 2020.
FERRÉS, Joan; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, [ S.l.] v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521 Acesso em: 05 jan 2025.
FLORES-VIVAR, J. M. (6 de fevereiro de 2025). La revolución del método científico de revisión de literatura existente con Ai2 Scholar QA. Cultura de Red (blogs Fundación para el Conocimiento Madrid + d. Disponível em: https://bit.ly/3EtKpL . Acesso em: 13 mar. 2025.
GILLESPIE, Tarleton.The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, T.; BOCZKOWSKI, Pablo; FOOT, Kirsten. (Eds.). Media technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014. p. 167–194.
HAN, Byung-Chul. No Enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HELMOND, Anne. The Platformization of the Web: making web data platform ready. Social Media + Society, v. 1, n. 2, 2015.
HERRMAN, John. AI Ate the Web. Now It’s Coming Back for Seconds. New York Magazine, Coluna Intelligencers, 25 fev. 2025. Disponível em: https://nymag.com/intelligencer/article/ai-ate-the-web-now-its-coming-back-for-seconds.html Acesso em: 26 fev. 2025.
KITCHIN, Rob. The Data Revolution: big data, open data, data infrastructures and their consequences. London: SAGE Publications, 2014.
LEPORACE, Camila. Algoritmosfera: a cognição humana e a inteligência artificial. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2024.
MACEDO, Sanderson. Agentes inteligentes: CrewAI para iniciantes. Volume 1, ebook,
MEJIAS, Ulises Ali; COULDRY, Nick. Datafication. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14763/2019.4.1428. Acesso em: 10 mar. 2025.
MILLER, Carolyn. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, v. 70, n. 2, p. 151-167, 1984.
OCHS, Mariana. Educação Midiática e inteligência Artificial: fundamentos.São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2024. (Livro eletrônico).
OECD(Ed.) (2021). OECD Digital Education Outlook 2021: Pushing the frontiers with artificial intelligence, blockchain and robots. OECD. https://doi.org/10.1787/589b283f-en
O’NEIL, Cathy. Weapons of Math Destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. New York: Crown Publishing Group, 2016.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. In: Revista Fronteiras, v. 22, n. 1, 2020. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01. Acesso em: 10 mar. 2025.
POELL, Thomas; NIEBORG, David.; DUFFY, Brooke. Platforms and Cultural Production. Cambridge: Polity Press, 2021.
SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto: os sistemas de recomendação on-line e seus impactos no mercado cultural; volume 1. Curitiba: Appris Editora, 2020.
SECOM – Secretaria de Comunicação Social. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Governo Federal, out. 2023.
SCHNEIDER, Sérgio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 49-87, 1998.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Democracia e os códigos invisíveis: como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2020.
[...] Anonimizado
UNESCO(Ed.) International Forum on AI and the futures of education developing competencies for the AI era. UNESCO, 2022. Disponível em: https://doi.org/https://bit.ly/3zoB6AS. Acesso em : 13 mar. 2025.
UNESCO(Ed.) K-12 AI curricula: A mapping of government-endorsed AI curricula. UNESCO, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3B6f6xi. Acesso em: 11 mar. 2025.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society: public values in a connective world. New York: Oxford University Press, 2018.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: PublicAffairs, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Raquel Timponi, Raquel Lobão Evangelista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.