Estudos queer na contramão do elitismo acadêmico
Poor Queer Studies, de Matt Brim
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28600Palavras-chave:
estudos queer, pobre, elitismo, academia, sala de aulaResumo
O livro Poor Queer Studies (2020), de Matt Brim, propõe uma reflexão crítica sobre as condições materiais em que se desenvolvem os Estudos Queer em contextos acadêmicos empobrecidos, tomando como laboratório sua própria experiência docente no College of Staten Island (CUNY). Em contraste com as universidades de elite, Brim evidencia como o sucateamento institucional, a condição de primeira geração universitária, o pertencimento racializado e a necessidade de conciliar estudo, trabalho e cuidado marcam profundamente a formação de seus alunos. Sua abordagem metodológica parte da observação etnográfica e pedagógica do cotidiano em sala de aula, valorizando situações corriqueiras – como mães que levam filhos para as aulas ou estudantes que adaptam leituras ao ambiente familiar – como práticas que ampliam o sentido da pedagogia queer. O autor defende a construção de “estudos queer pobres”, que reconheçam a precariedade como componente constitutivo do campo e como potência crítica frente ao elitismo acadêmico. Ao enfatizar arquivos, experiências e saberes periféricos, Brim propõe redes de solidariedade e circulação de conhecimento que enfrentam não apenas a normatividade de gênero e sexualidade, mas também a desigualdade socioeconômica que estrutura a própria universidade.
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Referências
BRIM, Matt. Poor Queer Studies: Confronting Elitism in the University. Duke University Press, 2020
KEENE, John. Counternarratives. New York: New Directions, 2016.
DE LAURETIS, Teresa. Queer theory: Lesbian and gay sexualities. Indiana University Press, 1991
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