Nos Tempos de Igor Sacramento
biografia comunicacional das salas de aula às pistas de dança
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28608Palavras-chave:
Igor Sacramento, Biografia Comunicacional, Teoria QueerResumo
Este texto homenageia o professor e pesquisador Igor Sacramento (1983-2025), jovem expoente dos estudos em Comunicação, História e Saúde no Brasil. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz) e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ), faleceu de forma precoce em Paris enquanto cursava um pós-doutorado. Igor foi meu orientador por cinco anos, durante o mestrado e metade do meu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Evidencio aqui três pontos em comum: as telenovelas que tanto amamos e foi o primeiro elo que nos uniu, seu amor pela transformação a partir da educação e a identificação de homens gays negros no espaço acadêmico.
Downloads
Referências
SACRAMENTO, Igor. A biografia do ponto de vista comunicacional. MATRIZes, n. 8, v. 2, 153-173, 2014. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p153-173.
SACRAMENTO, Igor. Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
PEIXOTO, Rhayller; SACRAMENTO, Igor. Taís recusa-se a tirar a roupa: disputas de sentido e representações em torno da Xica da Silva na televisão. Projeto História, v. 80, p. 108-134, 2024. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p108-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rhayller Peixoto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








