Currículo x Raça:
reflexões sobre a irrisória perspectiva Negra nos cursos de jornalismo da UFBA, UFPA e UFMA
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28367Palavras-chave:
Currículo, Jornalismo, Raça, Negro, UniversidadeResumo
A partir dos ementários dos cursos de Jornalismo, este artigo revela a pouca existência de disciplinas que tratem da questão racial negra nas universidades federais da Bahia, Pará e Maranhão, os três estados mais negros do Brasil. As disciplinas são avaliadas a partir de dois critérios - título e ementa - e a análise documental é feita em perspectiva transmetodológica (MALDONADO, 2020), para considerar componentes como a subjetividade dos autores como parte da investigação. Ao todo, 180 disciplinas foram escrutinadas, dos quais apenas 16 tratam da pauta em questão. Consideramos que: no país mais negro fora de África, a irrisória perspectiva deste povo na formação de profissionais que constróem imaginários denuncia uma prática epistemicida que dialoga com o histórico de universidade e com o perfil racial do professor universitário e do jornalista brasileiro.
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